Após o fechamento da janela partidária, os matemáticos da política picoense todos os dias fazem os cálculos para tentar identificar qual o partido ficou com a melhor calda na disputa por uma cadeira na Câmara Municipal. Durante o período de abertura da brecha, a movimentação foi intensa com agremiação querendo montar o melhor time.

Musculosos

Progressistas, MDB, PSD, PSB e a federação Brasil da Esperança, composta por PT, PCdoB e PV são as legendas mais musculosas. Essas agremiações detém um puxador de votos e pelo menos cinco postulantes de alta densidade eleitoral. O X da questão é qual da sigla terá o maior número de candidatos com capacidade de conquistar mais de uma centena votos.

Contas que não fecham

A matemática é uma ciência exata, cada um dos partidos conta com um preciso cálculo de como será o desempenho eleitoral de cada sigla. As previsões são as mais diversas possíveis, na soma de um dos matemáticos, o partido que ele vota vai eleger até mesmo aqueles concorrentes que em toda as eleições se candidatam simplesmente para saciar a suína.

Barrado no baile

O ex-prefeito de Picos Padre Walmir Lima (Sem Partido) figura na lista de políticos inelegíveis divulgada pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE). O nome do ex-gestor era especulado como possível companheiro de chapa do prefeito Gil Paraibano em seu projeto de reeleição.

O que será?

Não se sabe se o ex-mandatário chegou a ser convidado para o posto. Segundo pessoas próximas do religioso, caso ele recebesse o convite, declinaria. Como perguntar não ofende, será se W Lima já sabia que esteva impedido pela Justiça Eleitoral de participar da eleição como candidato ou é por que ele quer mesmo curtir um período sabático?

Pão comido é esquecido

O ditado popular “quem te viu, quem te vê” cai muito bem na situação vivida pelo ex-prefeito Walmir Lima. Várias figuras que na época em que eram aliados do ex-prefeito lhes faziam rasgados elogios, hoje desdenham da circunstância por ele vivida. Vale ressaltar que boa parte deles ajudaram a lhe empurrar para a vala da inelegibilidade.

Calundu do queridinho

Na conferência socialista realizada semana passada, presidida pelo ex-prefeito Zé Neri e o deputado Nerinho, com a participação pré-candidato a prefeito Pablo Santos (MDB) como convidado especial, rolou um pequeno calundu. Como a coluna noticiou na edição anterior, esqueceram de convidar o empresário Beron Filho. O evento tinha como objetivo batizar a vice-prefeita Xându Neri, os vereadores, suplentes e pré-candidatos na doutrina socialista.

Redenção

Para se redimirem do equívoco cometido e aclamar os ânimos de Beron Filho, os comandantes da legião nerista promoveram um momento solene para que ele pudesse assinar o livro da massa socialista, contando também com a presença do prefeitável. Na oportunidade, o pré-candidato recebeu o apoio do ex-prefeito de Itainópolis Francisco Sampaio. De acordo com um admirador, a tropa de apoio teve o intermédio do deputado Nerinho para abrandar seu queridinho. Chico Sampaio, apesar de ter militado na política itainopolense, detém de muita influência na cidade de Picos e poderá ajudar o empresário na disputa por uma cadeira na Câmara Municipal.

Chá com politica

O deputado Severo Eulálio (MDB) e o pré-candidato a prefeito Pablo Santos reuniram o time de pré-candidatos a vereador do MDB para tomarem uma xícara de chá e discutir a tática eleitoral do partido. A legenda que manter a cadeira do decano da ‘Casa do Povo’, Rinaldinho, e as do irmão Zé Luís e Hugo Victor e ainda ampliar em pelo mais duas vagas. Segundo os cálculos dos dirigentes da sigla, é possível garantir também as vagas do ex-vice-prefeito Edilson Carvalho e da professora Creusa Nunes.

Na dianteira

Segundo os números trazidos nas duas últimas pesquisas de intenção votos para prefeito de Picos, o deputado licenciado Pablo Santos (MDB) segue na dianteira. Apesar da vantagem, o emedebista tem pregado bastante cautela, e ao que tudo indica, a orientação passada para seus aliados é nada de sapato alto.

Seguro

Já o prefeito Gil Paraibano (Progressistas), mesmo as pesquisas apontando que se a eleição foi hoje ele seria derrotado pelo o deputado, o prefeito tem assegurado que não perderá a disputa. Segundo Paraibano, pesquisa é um recorte de momento e que dará a volta por cima. Então vamos aguardar a hora da verdade.

Comodidade

Com os índices de aprovação de sua gestão lá nas alturas, segundo as últimas pesquisas divulgadas, o prefeito de Sussuapara Naerton Moura (MDB) tende a ir para a reeleição sem grandes preocupações. Lá apareceu apenas algumas lideranças ligadas a ele com a intenção de disputar uma cadeira na Câmara Municipal, sendo que o número de vagas é insuficiente para atender a demanda, mas esse desafio o prefeito tirou de letra.

Encontrou abrigo

O empresário Cacique até que enfim encontrou abrigo partidário para participar da eleição municipal deste ano no município de Picos. Cacique, como é conhecido no meio empresarial e político, se filou ao Cidadania e disputará o Palácio Coelho Rodrigues. O homem declarou que não abre nem para o trem carregado de ferro derretido.

Respeitável publico

Quem também afirmou que pode anunciar ao respeitável público nos quatro cantos da cidade que ele continua no picadeiro com seu projeto de pré-candidatura de pé, é o palhaço Vaguinho. O pré-candidato ainda não revelou por qual sigla pleiteará o cargo máximo do munícipio de Picos. Resta saber quem irá compor com ele na difícil labuta contra as presas da suína.

Alinhando

O suplente de vereador, Maté (PSB), foi recebido pelo deputado federal Jadyel Alencar (Republicanos). O agora socialista contará com o apoio do homem da Jupi na luta que fará para conquistar uma cadeira na Câmara Municipal de Picos. Segundo ele, o parlamentar reafirmou o compromisso com ele assumido de defender benefícios para as bases eleitorais do pré-candidato a vereador.

Se preparando

A ex-secretária Municipal de Educação de Picos, Noêmia Marques, reuniu a imprensa local em um café da manhã. Antes da mesa ser servida, ela fez um balanço de sua gestão frente à pasta. A ex-gestora agora volta suas atenções para sua pré-campanha na corrida por uma vaga no legislativo picoense. Noêmeia teve uma gestão bem avaliada pela comunidade escolar municipal.