Com o aumento do volume de chuvas que ocorreu no início desse ano, produtores rurais têm enfrentado dificuldades com o cultivo das lavouras atingidas pela água. Desta forma a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado do Piauí (FETAG), vem acompanhando essa situação afim de auxiliar esses produtores com a perda de seus produtos.
Segundo o coordenador da FETAG, Paulo Carvalho, mesmo com o aumento do volume de água o prejuízo ainda será baixo,
“É claro que a gente tem alguns prejuízos naquela questão ribeirinha, próxima a um açude, ali no baichão. A gente tem conhecimento que na região de Picos a gente constatou isso, mas não é tão significativo uma perca com excesso das enchentes. Eu acredito que dá mais lucro nos lugares mais altos ali nos arredores. Com certeza que a plantação segurar, a gente vai tai uma pequena perca que eu já falei ali na proximidade ribeirinha, nas margens do riacho ou do rio ou ali próximo ao açude que se rompeu. Enfim tem prejuízo, mas com certeza que não é tão significativo assim”
O coordenador também relata como esses rompimentos de barragens poderão afetar futuramente as produções rurais, visto que a água, segundo ele, poderia estar sendo armazenada para que no período mais seco do ano os agricultores tivessem acesso as barragens.
Contudo, Paulo ainda destaca sobre a importância de programa do governo, como o Garantia Safra que auxiliam os agricultores que perderam suas plantações devido a chuvas ou seca com um seguro de R$:1.200,00.