Alguns bairros de Picos já estão recebendo ações para combater o mosquito Aedes aegypti, na última semana o bairro comtemplado foi o Paroquial. O coordenador do Centro de Zoonose de Picos, Agenor Martins, conta que o objetivo principal é realizar trabalhos de conscientização e sensibilização, e ao mesmo tempo procurar e detectar focos, e uma vez detectados esses focos, eliminá-los para evitar a proliferação do Aedes aegypti.
“O nosso trabalho principal é a educação e saúde, orientar os proprietários a evitar criadouros do mosquito, ou seja, recipiente que é com água, que favoreça a proliferação do mosquito. E ao tempo que orienta os proprietários, eles realizam uma inspeção no local para verificar a existência ou do mosquito. Não de focos do mosquito”, disse.
Segundo dados do boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, o Piauí registrou um aumento de 79,4% na incidência de dengue na 14ª Semana Epidemiológica, comparada com o mesmo período do ano passado.
Tratamento
Caso seja identificado algum sintoma da doença, a recomendação é procurar por uma unidade de saúde para realizar todos os procedimentos necessários. O médico identificará os sinais a partir de uma pesquisa com o próprio paciente e seguirá o protocolo oficial, que podem incluir exames laboratoriais.
Confira a entrevista
Agenor Martins