Em Picos, duas idosas foram vítimas do golpe do bilhete premiado por dois criminosos de iniciais C. C. P. e J. F. A. que inclusive foram presos em Piripiri ainda no mês de maço, por praticarem o mesmo golpe. Segundo informações do delegado de Policia Civil de Picos, Rodrigo Moraes, os acusados já possuem mandados de prisão preventiva nos estados do Ceará, Maranhão, Pernambuco e agora no Piauí.

“A Polícia Civil de Picos, neste caso específico daqui, também representou pela prisão preventiva e o golpe perpetrado por eles, já dito, o golpe do bilhete premiado é de engenharia social. Um tanto quanto simples, mas que é capaz de encantar pessoas que estão na melhor idade.”, explicou.

O delegado explicou a dinâmica do golpe, no caso específico, alguém fingindo ser uma pessoa humilde, fingindo de ter um papel que corresponde falsamente a um bilhete premiado, diz a pessoa idosa, a vítima, que está em posse desse papel. Um terceiro, em coautoria, como o primeiro personagem autor do delito, chega próximo e pega o papel e finge ligar para alguém de uma instituição financeira, geralmente Caixa Econômica Federal, e confirma que aquele bilhete é de fato premiado.

A pessoa idosa que está no meio desses dois criminosos que estão previamente juntos para praticar o crime de estelionato ela se propõe a ajudar. Previamente provocados pelos estelionatários que pedem à pessoa idosa, dizem à pessoa idosa que precisam de uma conta na Caixa para aferir aquele numerário relacionado, alusivo ao bilhete premiado.

Ainda de acordo com o delegado, esta pessoa, com toda a sua boa intenção, fornece sua conta, senha, e os estelionatários, inclusive, vão com eles até a agência bancária, pegam o seu cartão, sacam os numerários financeiros que estão naquela conta da pessoa idosa e aí devolvem o cartão e imediatamente desaparecem. Logo que desaparecem, a pessoa percebe que foi vítima de golpe.

Confira a entrevista

Rodrigo Moraes