Segundo dados fornecidos pela Organização mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 1 a cada 100 crianças é diagnosticada com transtorno do espectro autista (TEA), assim com o intuito de conscientizar ainda mais a sociedade sobre esse transtorno a ONU criou em 2007, O Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo. Contudo, é importante ressalta o que é o TEA.
O autismo (TEA) é uma condição neurológica que pode ser diagnosticada através de algumas características primeiramente por um psicopedagogo. Os primeiros traços do transtorno podem aparecer nos primeiros 5 anos da criança, seguindo pela vida adulta.
Para o psicopedagogo Jefferson de Oliveira essa data serve de ajuda para a causa, e que é de suma importância para a integração no meio social.
“Essa sociedade tão plural e que eles são sujeitos de direitos e deveres e o objetivo dessa data também é trabalhar com a indenização e diminuir sua segregação desses sujeitos desses indivíduos falar também sobre a importância da integração deles no meio social, falar também sobre a necessidade da rede de apoio, falar sobre a importância de discutir isso em todos os campos que compõem a sociedade e falar também sobre essa data tão relevante para o autismo que é o 2 de Abril”.
Nesse dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo devemos recordar sobre como a sociedade ainda não está preparada para abraças a causa. No dia 24 de março o presidente da Assembleia Legislativa do PI, Franzé Silva (PT), denunciou um restaurante de Teresina por descriminação contra seu filho de 6 anos diagnosticado com TEA.
E essa é apenas uma das milhares de denúncias por descriminação, portanto, o dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo deve ser um dia de busca por aprendizado e informação. Em casos de descriminação, é possível realizar uma denúncia através do WhatsApp (86) 99411-0212.