Fonte: Tribuna do Norte

O fechamento da janela partidária, na próxima sexta-feira (5), fará desta semana um momento de idas e vindas de candidatos, já que nem todos estão com legendas definidas, e alguns, mesmo já confirmados em novos partidos, continuam fazendo contas e buscando as melhores alternativas para alcançarem seus objetivos eleitorais.

Cenários diversos

Na macrorregião de Picos, em vários munícipios a situação já está definida, há alguns deles que os prefeitos irão para reeleição sem concorrentes, tendo que disputar apenas contra os votos brancos e nulos e apaziguar as contendas dos pré-candidatos a vereador dos seus grupos políticos. Já em outros, haverá disputa acirradíssima.

Festa azul

Os partidos ligados a base política do prefeito Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano, vão realizar na próxima segunda-feira, 1º de abril, grande ato de filiação ao Progressistas e PL. O evento será realizado a partir das 10h00 no Auditório da Associação Comercial de Picos.

Batismo nas águas do rio azul

O ato político contará com a presença da alta cúpula das duas legendas, sobretudo do Progressistas, que farão o batismo dos novos convertidos ao progressismo nas águas do rio Azul. Apesar de terem alguns pagãos, mas há pelo menos um que irá apenas se reconciliar, pois nasceu no berço do progressismo e andava desviado.

Presenças confirmadas

O presidente nacional do partido, senador Ciro Nogueira, e o estadual, Joel Rodrigues, asseguraram suas presenças. Durante a cerimônia ingressarão na sigla o vereador Afonsinho, os suplentes Evandro Paturi e Pedro da Coca, vindos do MDB e os também Renato Ibiapina e Simão Carvalho, que rasgaram a camisa vermelha do PT para se vestirem de azul. Além deles, o coordenador municipal de iluminação pública, Raniery Lima, que deixou de ser comunista e o secretário de Defesa Civil, João Araújo, que pertencia ao finado PTB. Também integrará o primeiro escalão, a secretária de Educação, Noêmia Marques.

Os pequenininhos

Já o Partido Liberal que ficará no município picoense sobre a batuta do coronel Edwaldo Viana, que pleiteará uma cadeira na Câmara Municipal, várias lideranças políticas e comunitárias serão filiadas. O PL irá abrigar os candidatos de menor densidade eleitoral na chamada chapinha dos nanicos.

Fora do jogo

O ex-prefeito padre Walmir Lima (Sem Partido) assegurou à coluna que não será candidato a vice do atual prefeito Gil Paraibano no seu projeto de reeleição. O religioso afirmou que existem nomes melhores do que o dele para essa composição. Resta saber se W Lima quis apenas esconder o leito para este colunista ou se de fato falou a verdade. Vale lembrar que padre não pode faltar com a verdade.

Prenúncio

Em relação ao bate esteira do prefeito Gil Paraibano, o encontro da próxima segunda deve deixar um prenúncio de quem será mesmo. É que a partir do dia 6, não haverá mais prazo para mudanças de partido. Todos estarão no mesmo lugar. Então o parceiro do gestor sairá de uma das duas legendas.

As matemáticas

No PSB parece estar havendo dificuldade para fechar as contas. Segundo um futuro socialista, nos cálculos do guru do grupo estariam faltando aproximadamente 900 votos para o partido garantir uma terceira cadeira no legislativo local. Mas segundo um outro matemático, o mestre de muita fé está excluindo a regra dos “nove fora” em sua soma. De acordo com ele, para alcançar a meta será necessário mais um punhado de votos.

Peso pesado

No MBD a briga promete, o partido já conta com os vereadores Hugo Victor, Rinaldinho e irmão Zé Luís, que ao que tudo indica, abandonou a ideia de organizar um partido para chamar de seu. Por fora, correm a professora Creusa Nunes e agora o ex-vice-prefeito Edilson Carvalho, que agora é “manda brasa”.

Próximo passo

O deputado licenciado e pré-candidato a prefeito de Picos, Pablo Santos (MDB), após realizar o megaevento de pré-lançamento de sua pré-candidatura no mês passado, se dedicou a ajudar os partidos aliados na montagem das chapas proporcionais. Segundo fontes ligadas ao emedebista, após o fechamento da janela partidárias, ele se debruçará sobre a formatação do plano de governo que apresentará ao eleitorado picoense.

Briga contra o tempo

O pré-candidato Luís Francisco, mais conhecido por Cacique, apareceu com 4,5% p.p na pesquisa eleitoral divulgada pelo Instituto Credibilidade. Faltando uma semana para o fim da janela partidária, resta saber se o pré-candidato consegue montar um palanque para disputar o Palácio Coelho Rodrigues.

Encontro de gigantes

A chapa emedebista já está sendo apelidada de encontro de gigantes. Conforme os estatísticos da política local, a calda emedebista é pouca e fina. Sendo assim, corre o risco de concorrentes obterem uma votação acima da casa dos mil votos e serem mastigados pela porca.

O maioral

O vereador Wellington Dantas (PT) continua figurando como o maioral nas pesquisas de intenção votos. Na mais recente sondagem realizada pelo instituto Credibilidade, o petista está na dianteira na preferência do eleitor piocense na disputa por uma cadeira na Câmara Municipal com 5.50 p.p, enquanto o segundo aparece com 3,25 pp.

Fruto do trabalho

Wellington Dantas tem forte atuação tanto na periferia como na zona rural do município. Os apoiadores de W D avaliam os resultados das pesquisas onde ele aparece muito bem e na maioria liderando, como feito de muito trabalho e dedicação às suas bases eleitorais.

Logo atrás

Quem aparece em segundo lugar na pesquisa com 3.25 p.p é o vereador Toinho de Chicá (PSD). O priminho, como é chamado meio político, possui como características humildade e comprometimento com a população que representa. Toinho se faz presente constantemente, sobretudo nas comunidades rurais onde possui maior base eleitoral.

Se arrumaram

Em Paquetá do Piauí, após muito arrodeio, o grupo de oposição ao prefeito Cleyton Barros (Progressistas) se acertou. A única dúvida que ainda se tinha era quanto à posição do ex-prefeito Cristiano Portela, mas o ex-mandatário anunciou o apoio do seu grupo político às pré-candidaturas do empresário Derinaldo Galdino (PT) e de Denildo Moura, à prefeito e vice, respectivamente. Comenta-se lá pela terra de “Ducha das Meninas” que o caldo pode engrossar para o atual gestor em seu projeto de reeleição.

Preleção

O empresário Marciano Macêdo e o ex-vereador Zênio Neves, que comporão a chapa majoritária do grupo de oposição em Aroeiras do Itaim, promoveram mais uma reunião de alinhamento político. O evento contou com a participação de todos os pré-candidatos que concorrerão na chapa proporcional, além de lideranças que integraram a coordenação da campanha e os assessores jurídico e contábil.

Marcha lenta

Em Itainópolis, a oposição ainda anda em marcha lenta. Lá na Itália piauiense, como é chamado o município, parece que quanto ao nome que encabeçará a chapa majoritária já foi batido o martelo. O posto será ocupado pelo Maninho de Henrique (PL). Já em relação ao seu companheiro e o partido pelo qual irá para a disputa, não há definição.