Alguns pré-candidatos a vereador com grande densidade eleitoral querem encurtar ao máximo o caminho para adentrarem na Câmara Municipal com direito a deter uma das 17 achoadas cadeiras da “Casa do Povo” durante os próximos quatro anos.

Olhos arregalados

Mas essa movimentação não vem agradando aqueles considerados de menor capacidade eleitoral. Comenta-se, tanto no grupo do pré-candidato Pablo Santos (MDB), quanto do prefeito Gil Paraibano (Progressistas), que busca a reeleição, que a conjuntura é semelhante. No lado governista, os pré-candidatos de menor estatura não abrem mão da famosa chapinha para abrigá-los. Concorrerem com os medalhes não faz parte dos planos do pelotão mirim que não querem fazer o papel de bucha de canhão.

Atentos

Dizem que na federação Brasil da Esperança, formada por PT, PV e PCdoB, a situação está confortável desde que não apareça medalhão para concorrer. Segundo um dos membros da sociedade, caso isso ocorra, a cuíca vai piar e pelo menos dois postulantes estariam dispostos a abandonarem o lar doce lar.

De mudança

Já a nação nerista está de mudança pronta para a nova casa. A legião passará a residir no edifício PSB número 40. Segundo um integrante do grupo, há apartamentos vazios, mas para ser acomodado no prédio é necessário preencher alguns requisitos, como por exemplo, não possuir mandato e aquele que conseguir abrigo terá que garantir ao homem de muita fé que apoiará seu filho na eleição de 2026.

Nan-Nan-Nan

De acordo com o porteiro do prédio, lá existem também pelo menos dois inquilinos que não aceitam nem em sonho a entrada de mandachuvas na república. Conforme o homem da portaria, o edifício abriga um que detém como principal característica o pavio bem curtinho.   

Creusa X MDB

A professora Creusa Nunes (MBD) vive mais um dilema com o partido. Creusa faz parte do seleto grupo de emedebistas históricos, no entanto, nos últimos anos a legenda não tem sido generosa com a líder política. Na eleição de 2016, Creusa Nunes obteve 1091 votos e viu concorrentes se elegerem com menos de mil votos. Já em 2020, como a professora não seguiu os mandas chuvas da sigla quando estes romperam com o então prefeito padre Walmir Lima (Sem Partido), a cúpula do antigo “Manda Brasa” barrou seu nome na chapa proporcional da agremiação.

O amanhã não é distante

Mas existe um ditado popular que diz que “nada melhor que um dia atrás do outro”, os mesmos que lhe negaram o espaço no ultimo embate eleitoral municipal não querem que ela tente conseguir uma cadeira na Câmara Municipal por um partido.

Volto a ser canhoto

Em Itainópolis, o prefeito Miguel Rodrigues está de volta ao PDT. O gestor foi eleito vice-prefeito pela sigla no pleito de 2012 na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Paulo Lopes. No pleito de 2020 ele disputou o comando do município e se elegeu pelo Republicanos. Miguel passou menos de quatro anos destro, mas parece que não gostou e voltou a assinar de canhota.

Trouxe na bagagem

O gestor não retornou ao antigo lar sozinho, ele trouxe a tiracolo vereadores suplentes e lideranças que estão deixando o PL e o Republicanos. No pleito de 2022 o mandatário trocou figurinhas com o governador Rafael Fonteles, mas acabou entrando na onda azul do senador Ciro Nogueira (Progressistas), e votou no ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes (UB).

Uma pontinha de mágoa

Segundo um petista daqueles das antigas, comenta-se que nos corredores do Palácio de Karnak que o governador Rafael Fonteles (PT) nunca esqueceu da cambita que levou do agora pedetistas e que os petistas que são aliados do prefeito do município, não esperem pelo joinha de sua excelência não.

Repudiou

Um ouvinte assíduo das sessões da Câmara Municipal através da emissora de rádio que transmite a sessão do parlamento local ficou tiririca da vida com um vereador letrado. Segundo ele, na sessão desta quinta-feira (21), faltou humildade ao parlamentar ao fazer o uso da tribuna. No ponto de vista do receptor, o sábio desdenhou da dicção de alguns colegas que não possuem graduação.      

Boas noticias

Pensando no desenvolvimento do município, o empresário e pré-candidato a vereador pelo município de Picos, Beron Filho (PSB), esteve reunido com os deputados Georgiano Neto (MDB), Nerinho (PT) e com o coordenador do Departamento de Obras Contra a Seca (DNOCS). Segundo ele, foi pautado durante a reunião, dentre outros temas, a melhoria no sistema de abastecimento de água de Picos.

Bateu asas

Quem se despediu da cadeira que vinha ocupando interinamente na Câmara Municipal de Picos foi o vereador Evandro Paturi (MDB). Paturi agradeceu ao titular Afonsinho (MDB) e ao prefeito Gil Paraibano (Progressistas) pela oportunidade. O suplente de vereador recebeu rasgados elogios dos demais parlamentares pela sua atuação no período em que ocupou o espaço.       

Com a benção do PT

O diretório estadual do Partido dos Trabalhadores aprovou a aliança n PT e Progressistas em Monsenhor Hipólito. O cantor Mariozan Rocha que preside o PT irá mesmo compor a chapa majoritária com o prefeito Djalma Policarpo do Progressistas. Segundo uma fonte, lá as paixões pelo Lulismo e Bolsonarismo serão colocados de lado e a discussão ficará apenas no campo municipal.