Matéria / Geral

Férias antecipadas, travessia de rio, aulas em bar: chuvas intensas dificultam acesso de crianças a escolas no Piauí

 19/03/2024 | 

 Redação

FacebookWhatsAppTelegramTwitterMessageEmailPrintPartilhar

 Cidade do PI antecipa férias escolares após chuvas inundarem estradas / Foto: Prefeitura de Massapê do Piauí

As chuvas intensas que caíram no Piauí no primeiro trimestre de 2024 afetaram o acesso de estudantes às escolas da rede básica de ensino em Teresina e pelo menos outros quatro municípios: Massapê do PiauíSão João do PiauíPatos do Piauí e Milton Brandão.

Cidade do PI antecipa férias escolares após chuvas inundarem estradas — Foto: Prefeitura de Massapê do Piauí

Na última quinta-feira (14), a Prefeitura de Massapê do Piauí antecipou as férias escolares, que ocorreriam em julho deste ano, para o período entre 15 de março a 29 de março. As aulas já estavam suspensas desde 22 de fevereiro devido às estradas danificadas pelas chuvas.

Segundo a gestão, as estradas necessitam de reparos emergenciais para que transporte dos alunos às escolas seja retomado. Além disso, o nível de rios e riachos subiu e diversas barragens transbordaram, o que também comprometeu o acesso de carro a parte das comunidades da zona rural.

“O objetivo da readequação do calendário escolar é garantir que o ano letivo seja devidamente cumprido, de forma que os alunos não sofram prejuízo no aprendizado”, afirmou o prefeito Rivaldo Carvalho (Progressistas).

Aulas suspensas em Patos e São João

Município do PI que registrou 178 mm de chuva realiza ações emergenciais — Foto: Prefeitura de São João do Piauí

Município do PI que registrou 178 mm de chuva realiza ações emergenciais — Foto: Prefeitura de São João do Piauí

As aulas também foram suspensas em Patos do Piauí e São João do Piauí. Em ambas as cidades as aulas suspensas devem ser repostas, conforme reorganização acordada entre as escolas e as secretarias municipais de Educação.

São João do Piauí registrou as maiores precipitações do Brasil em 19 e 21 de fevereiro (173,8 mm e 178 mm, respectivamente). A secretaria de Infraestrutura da cidade apontou, em 23 de fevereiro, que vários trechos das estradas da cidade se romperam, inviabilizaram o transporte escolar e puseram a segurança dos alunos em risco.

“Apesar dos esforços e trabalho das equipes [da secretaria], as ações emergenciais são condicionadas às diminuições das chuvas, o que não tem ocorrido”, esclareceu o prefeito Ednei Amorim (MDB).

As aulas foram retomadas em 4 de março, depois que a prefeitura conseguiu reparar os trechos de estrada bloqueados. Segundo a secretaria de Educação, os reparos continuam acontecendo.

Em Patos do Piauí, que também sofreu com o aumento expressivo das chuvas, algumas estradas que ligam a zona rural à zona urbana do município ficaram danificadas e o transporte dos alunos ficou impossibilitado.

Em 26 de fevereiro, o prefeito de Patos, Joaquim Neto (PSD), declarou que a maior parte dos estudantes residiam na zona rural da cidade e não poderiam ser prejudicados porque os acessos se encontram intrafegáveis “em vários pontos”.

Ao g1, a prefeitura de Patos do Piauí informou que as aulas foram retomadas em 11 de março, mas cerca de dez comunidades continuam sem acesso à zona urbana, pois cinco linhas do transporte escolar não conseguem passar pelas estradas. Os estudantes realizam atividades remotas para recompor os dias perdidos.

Crianças atravessam rio amarrados por corda

Estudantes atravessam rio com auxílio de corda ao retornar de escola após chuvas no Piauí

Na zona rural de Milton Brandão, crianças e adolescentes da comunidade Oitis atravessaram o Rio Corrente amarradas a uma corda, que os ajudou a fazer a travessia até a escola.

As imagens foram registradas pela TV Clube em 6 de março, após fortes chuvas na região. Mãe de três estudantes, Janaína Frota, de 41 anos, relatou que precisou amarrar os filhos “como animais”.

“É muito complicado, a gente passa e tudo bem, mas para voltar não tem quem consiga. Temos que amarrar nossas crianças como animais, é difícil. Tenho muito medo”, lamentou.

Famílias sofrem em travessia perigosa após fortes chuvas na cidade

Janaína explicou que os alunos não conseguem ir à escola durante o período mais intenso de chuva. As unidades de ensino da região ficam a cerca de 20 km da comunidade de Paudarco, em Milton Brandão, onde ela mora com os filhos.

Em nota, a prefeitura de Milton Brandão ressaltou que a demanda é “antiga” e que a gestão busca recursos e apoio do governo estadual para construir uma passagem no local. Já o secretário de Educação, Lisandro Gonçalves, classificou a decisão de “colocar as crianças em risco” como “de livre e espontânea vontade” dos pais.

Bar transformado em escola, em Teresina

Com estrada intrafegável, crianças assistem aula em bar na Zona Rural Sul

Diante de uma estrada intrafegável devido à lama formada pelas chuvas, os estudantes da Escola Municipal Serafim, localizada no Povoado Cebola, Zona Rural Sul de Teresina, tiveram que assistir às aulas em um bar.

A diretora da escola, Maria de Fátima, revelou que as crianças tiveram aulas no local em 8 e 12 de março. Ela reforçou que, enquanto as crianças estão lá, não havia venda ou consumo de bebida alcoólica, já que o espaço funciona como bar apenas aos finais de semana.

A gestora contou que as crianças estão em processo de alfabetização e, por isso, poderiam ser prejudicadas com a ausência de aulas. Além disso, os pais trabalham e não têm com quem deixar as crianças, dependendo da permanência dos filhos na escola.

Ainda conforme Maria de Fátima, a Escola Municipal Serafim atende 60 estudantes de seis a dez anos nos turnos manhã e tarde. No período da manhã, estudam 40 crianças do 1º ao 3º ano. À tarde, é a vez do 4º e 5º anos.

Procurada pelo g1, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) afirmou que a recuperação da estrada cabe à Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas Rural (SAAD Rural). A SAAD, por sua vez, realizou reparos emergenciais e aguarda o término do período chuvoso para finalizar a obra.

Com estrada intrafegável, crianças assistem aula em bar na Zona Rural Sul de Teresina

Com estrada que leva à escola intrafegável, crianças assistem aula em bar na Zona Rural Sul de Teresina

Com estrada que leva à escola intrafegável, crianças assistem aula em bar na Zona Rural Sul de Teresina — Foto: Reprodução

Fonte: G1/PI