A traição na política é algo considerada normal para muitos. Conversam com um candidato neste momento e daqui há pouco recebe seu adversário como se tudo fosse normal. Neste período quaresmal, assim como na comunidade católica na política picoense, não poderia ser diferente, o prato principal é o peixe. A diferença é que nos açudes da política só existe uma espécie de pescado, a famosa traíra e o tradicional trairão.
Prevenidos
Há pescados que possui excesso de espinhas. Mas segundo um experiente pescador que acompanha a política local, os pré-candidatos já estão com uma bacia de farinha grossa, caso parte do esqueleto do peixe venha a alojar-se nas suas amígdalas.
Pôs medo
O empresário Edilson Carvalho (MDB), ao que tudo indica, pleiteará seu retorno a uma cadeira na Câmara Municipal de Picos pelo MDB. Carvalho até que vem conversando com outras legendas, mas em todos houve resistência ao seu nome por medo de ele venha a ocupar a vaga de alguém.
Equívoco
De acordo com um veterano político, a entrada do empresário aumentaria a possibilidade de qualquer uma das agremiações partidárias ampliar sua bancada no legislativo local. Ele assegura que a votação de Edilson será volumosa e importante no somatório final.
Com suas próprias pernas
O vereador Irmão Zé Luís (MDB), está quase decidido a deixar o partido e concorrer à reeleição por uma legenda que possa chamar de sua. O abençoado como é chamado no meio político já andou fazendo os cálculos e já está quase convencido que é a melhor estratégia eleitoral.
Avançou
O pré-candidato a prefeito de Picos, Pablo Santos (MDB), avançou algumas jardas no campo do seu adversário Gil Paraibano. O emedebista conseguiu tirar do time do gestor o suplente de vereador James Cell e a professora Ana Maria de Sousa. Ambos continuam com suas pré-candidaturas a vereador na rua, mas agora com as camisas nas cores vermelho branco e preto.
Na defensiva
O deputado Aldo Gil (Progressistas), principal articulador político do prefeito de Picos, vem se esforçando para evitar o avanço do time adversário. Segundo os comentários que circulam nas rodas de ciranda cirandinha, há atletas da equipe de uniforme azul e branco querendo desanimar do jogo.
Bombardeio
Contando com ampla maioria na Câmara Municipal de Picos, a bancada de oposição ao prefeito Gil Paraibano (Progressistas), a cada sessão amenta o bombardeio à gestão municipal. Em menor número, os governistas têm que se virar nos trinta para defender a administração de paraibano.
Os ferozes
Os vereadores Hugo Victor (MDB) e Wellington Dantas (PT) são quem operam o “M-777 Howitzer”, considerado o canhão mais poderoso do mundo. Os dois parlamentares estão na linha de frente da tropa na hora de atacar o modelo paraibano de governar.
Na mesma moeda
Já os vereadores Pedro Pio, Dedé Monteiro – ambos do progressistas – e o líder do governo, Evandro Paturi, são os responsáveis por defender o alvo da artilharia adversária. Os defensores, apesar de estarem inferiores numericamente falando, demonstram bravura e respondem na mesma moeda, apontando as deficiências dos órgãos do estado gerido por Rafael Fonteles (PT), padrinho do palanque oposicionista.
Vencendo a timidez
A bancada nerista, que começou a atuar na oposição ao prefeito com uma certa timidez, aos poucos vai se soltando. Vez em quando um outro da legião que detém muita fé em “Meu Padim Ciço Rumão”, observam falhas no modelo paraibano de governar, que até pouco tempo eram invisíveis.
Entregando de bandeja
O suplente de vereador Iata Rodrigues (PSB), que reorganizou o diretório do partido em Picos, está com a pasta com a papelada na mão para entregar para o deputado Nerinho (PT), que passará a dar as ordens na legenda no município picoense. Iata tentará conquistar uma cadeira na Câmara Municipal em um partido que está sendo preparado para abrigar os pré-candidatos de densidade eleitoral mediana do grupo governista.
Moldando
Está cada vez mais ganhando forma o palanque oposicionista no município de Bocaina. O vice-prefeito e pré-candidato a chefe do executivo municipal, Gilberto Filho (PSB), e o seu futuro companheiro de chapa, o médico Josinaldo Barros, reuniram seus apoiadores em um café da manhã para colocarem os pingos nos is. O encontro teve como objetivo preparar um megaevento de filiação partidária que acontecerá no próximo dia 24.
Sem moleza
Segundo um bocainense que há décadas acompanha a polícia do vizinho município, quem imaginava que o ex-prefeito Francisco Macedo (PT), com o apoio do atual mandatário Erivelton Barros (Progressistas), dariam um passeio, poderá ser surpreendido. De acordo com o observador, a disputa vai andar é longe de ser o mamão com açúcar que vinha sendo propagado pelo grupo governista.
De volta ao habitat
E por falar na vizinha cidade, quem está de volta para seu aconchego é o presidente da Câmara Municipal, José Airton Cipriano. O parlamentar, após passar alguma umas temporadas fora do “Amarelão”, tradicional grupo político liderado pelo ex-prefeito, anunciou seu retorno ao antigo habitat. No pleito de outubro próximo, ele marchará com o grupo de oposição ao prefeito Eriveton Barros.
Fazendo o bem
A primeira-dama do município de Picos, Diana Belo, está dando continuidade ao Projeto Juntos Fazendo o Bem. A iniciativa que surgiu logo no primeiro ano da gestão do prefeito Gil Paraibano, consiste na mobilização de voluntários para proporcionar momentos de alegrias para as famílias carentes do município em datas especiais e fora delas. A ação no momento atende crianças de 2 a 5 anos, alunos da Rede Municipal de Ensino, estão recebendo Ovos de Pascoa.