A previsão de chuvas no Piauí, com acumulados podendo chegar aos 300 milímetros (mm) nos próximos sete dias, tem preocupado as autoridades que atuam no monitoramento de barragens e açudes no estado. Isso porque alguns desses reservatórios já estão próximas da capacidade máxima.

Segundo a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), dados de satélite do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram a duplicação da Zona de Convergência Intertropical entre os dias 11 e 18, proporcionando assim a ocorrência de chuvas em cidades da mesorregião Centro-Norte. 

“Estes acumulados podem ficar entre 50 e 100 mm durante as 24 horas, no entanto, algumas áreas nesse recorte de sete dias poderão acumular entre 100 mm e 300 mm”, disse a climatologista Sara Cardoso, da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Semarh. 

A situação é preocupante por conta do nível de alguns reservatórios de água da chuva em diversos municípios piauienses. De acordo com a Semarh, seis açudes já alcançaram 100% da capacidade e outras três estão com volume acima dos 80%.

Foto: Reprodução