Com a abertura da janela partidária, que teve início nesta quinta-feira (07), os vereadores picoenses começaram a definir os planos para a próxima eleição municipal. O período de mudança para os políticos com cargo eletivo finaliza em 5 de abril. Depois da data, caso um parlamentar troque de legenda, poderá perder o mandato. Visando a reeleição, diversos vereadores já definiram as legendas onde se abrigarão.

Conversão socialista

Os vereadores eleitos e suplentes da legião nerista, exceto Iata Rodrigues e Eli Teles, irão se abrigar no PSB. Eles serão ungidos pelo o homem de muita fé e se transformarão em socialista. Eriberto Barros e Toinho de Chicá, ambos eleitos pelo Progressistas, migrarão para o PSD, mesmo caminho do suplente Loinha. Marcos Buriti que ficou na primeira suplência do PRD e assumiu o mandato após o falecimento do saudoso Gilson Nunes, também se filiará ao PSD, que no município de Picos ficará sob a batuta do deputado Thales Coelho.

Perdeu peso

No MDB as baixas serão do vereador Afonsinho e dos suplentes Evandro Paturi e Pedro da Coca, que baterão asas rumo ao Progressistas do prefeito Gil Paraibano. A incógnita na sigla é o vereador irmão Zé Luís que ainda não decidiu se fica ou organiza um partido para chamar de seu.

Troca equilibrada

O Progressistas perderá o vereador Filomeno Portela que concorrerá por um dos partidos que integram a Federação Brasil da Esperança, e o suplente Maté que tentará conquistar uma das cadeiras em disputa pelo PSB. Mas o partido do prefeito receberá o vereador Afonsinho e o suplente Pedro da Coca.     

Pega na mentira

Correu à boca miúda durante a semana que o suplente de vereador Pedro da Coca iria abandonar o grupo político liderado pelo prefeito Gil Paraibano (Progressistas). Além de Pedro, os mexeriqueiros propagaram que o vereador em exercício, Evando Paturi (MDB), também bateria asas do Palácio Coelho Rodrigues.

Nem na marra

Mas os boatos andaram longe de serem confirmados, o homem do refrigerante reafirmou seu apoio à Paraibano. Paturi por sua vez afirmou que nem na marra jamais imaginou retornar para o terreiro oposicionista onde, segundo ele, as figuras preferidas dos líderes do referido grupo já estão carimbadas e os demais servirão meramente de bucha de canhão. Evandro classificou os propagadores das fofocas com o nome de uma espécie de ave que tradicionalmente é consumida na noite de Natal.   

Escalando o time

O deputado Pablo Santos (MDB), após a festa de lançamento de sua pré-candidatura a prefeito da cidade de Picos, voltou suas atenções para a montagem das chapas proporcionais. Com um palanque para lá de musculoso, ele trabalha para montar uma estratégia em que não possibilite insatisfação nos partidos que lhe darão sustentação.

Ao inverso da Skol

Pablo Santos reuniu nesta quinta-feira (07), os pré-candidatos a vereador que lhe apoiarão no pleito de outubro próximo em um hotel da cidade. O objetivo do encontro foi começar a discutir as normas que irão reger a eleição deste ano.   Segundo lideranças ligadas ao pré-candidato, o emedebista quer que as composições fiquem quase igual ao comercial da cerveja Skol. A diferença é que a cerveja desce, e ele quer que as chapas proporcionais subam redondas.  

Invisíveis

Quem não está muito satisfeito com o pré-candidato Pablo Santos é a cúpula do Partido Verde. Os dirigentes parece que não estão sendo vistos pelo emedebista. Recentemente eles se reuniram e mantiveram a pré-candidatura do servidor público Edmundo Galvão ao Palácio Coelho Rodrigues.

Mosca na sopa

O PV integra a federação Brasil da Esperança composta pelo PT e PCdoB. As outras duas siglas estão fechadíssimas com Pablo, mas parece que os colegas do Partido Verde estão conectados com a ex-deputada Teresa Brito, que em Teresina anda sendo a mosca na sopa do deputado Fabio Novo (PT), pré-candidato a prefeito da capital piauiense.         

Novo contorno

A sucessão municipal em Santana Piauí a cada dia que passa ganha um contorno diferente. No antigo “Saco do Engano”, enquanto o vereador João Guilherme (MDB) acionou a tração nas quatro rodas do carro e vem superando todos os obstáculos que aparecem em sua frente, parece que o automóvel da prefeita Maria José (Progressistas), atolou em banco de areia.

Mudou mudando

Segundo uma fonte da vizinha cidade, o vereador contará com total apoio do deputado Severo Eulálio (MDB) em sua pré-candidatura. A posição do parlamentar não teria agradado a prefeita que havia votado nele na eleição de 2022. A gestora então pôs fim à parceria política e firmou compromisso com o deputado Thales Coelho (Progressistas) para sua reeleição em 2026.

O que será que será

Por lá, especula-se que Maria José estaria propensa a trocar o pré-candidato governista. Após costurar vários acordos políticos, ela apresentou o vice-prefeito Neli Borges (PRD) como sendo o nome que encabeçaria a chapa majoritária a ser defendida por seu grupo político, mas por aquelas bandas há um prenúncio de que a progressistas estaria inclinada a desistir da ideia e investir em um antigo sonho e apostar todas suas fichas no secretário de Agricultura, Netinho. Vamos aguardar.

Firme 

Já o ex-prefeito, Valdenilson Dias (PSD), assegurou que segue com sua pré-candidatura independentemente de qualquer cenário político. Dias acredita que caso três chapas venham concorrer no pleito, suas chances de voltar ao poder santanense cresce bastante. Agora é saber haverá combustível suficiente no tanque de sua viatura.

Ponto fora da curva

Em Monsenhor Hipólito, o prefeito Djalma Policarpo (Progressistas) e o cantor Mariozan Rocha (PT) fizeram uma união totalmente fora da curva da instância estadual dos partidos em que são filiados. O gestor buscará sua permanência à frente do comando do município, tendo o músico como companheiro na chapa majoritária.

Fechando os olhos

O prefeito é um dos homens de confiança do senador Ciro Nogueira (Progressistas), fiel defensor do ex-presidente Jair Bolsonaro, já Mariozan é uma aposta do ministro Wellington Dias (PT), que nutre amizade com o presidente Lula desde da fundação do PT a quarenta e poucos anos atrás. Resta saber se as arestas à nível nacional e estadual serão deixadas de lado no âmbito municipal e ambos fecharão os olhos para as diferenças.

Lá se vem o sol saindo

Segundo os dirigentes do Psol, a legenda está se articulando para dar uma opção ao povo de Picos. A ideia é montar uma chapa proporcional bem eclética formada por estudantes, professores, líderes sindicais e de movimentos sociais para concorrerem a vereadores. Os psolistas cogitam também disputar o Palácio Coelho Rodrigues, e que em breve irão fazer o lançamento público dessas ações que estão sendo construídas nos bastidores

Giro de 180 graus

Em Campo Grande do Piauí, o cenário político também deu um giro de 180 graus. Lá o vereador Flavio Pereira, que foi o vereador mais votado no pleito de 2020 deixou base do Prefeito Francisco José Bezerra, mais conhecido como “Dr. Tico” (Progressistas). O parlamentar teve seu nome aclamado pelo grupo de oposição e irá disputar a prefeitura com o atual mandatário que busca a reeleição.

Levou consigo

O estrago na base governista não foi apenas a saída do parlamentar, ele conseguiu levar a tira colo a vereadora Janaina Ramos (PSB), os suplentes de vereadores: Zé Arnaldo (PSD) e Beatriz Brito (Progressistas), alguém de outras lideranças políticas de grande densidade eleitoral.

Avalistas 

A engenharia política recebeu a chancela de lideranças estaduais como os deputados estaduais Pablo Santos (MDB), Thales Coelho (Progressistas), os federais Jadyel Alencar (PV) e Francisco Costa (PT), também avalizaram o ato o ex-governador Wilson Martins (PT) e sua excelência Rafael Fonteles (PT).

Reagiu

Já pelo lado governista para minguar a notícia da baixa em seu grupo político, o prefeito Dr. Tico tratou logo de anunciar o empresário Amâncio Galdino como pré-candidato a vice-prefeito. Havia uma grande especulação nos bastidores da política campograndense da possibilidade da composição.

Abandonados

Em São Luís do Piauí, o prefeito Kelssimar Abreu e o ex-prefeito Renato Pio, ambos do Progressistas, não estão conseguindo segurar o grupo político. O mais recente a abandonar o ninho governista foi o suplente de vereador Gilberto Rodrigues (Progressistas). O ex-secretário ainda não fez o anúncio oficial, mas é mais um que desembaçará no futuro palanque do empresário Josafá Marques (PT), pré-candidato a prefeito.