O prefeito de Dom Expedito Lopes, Valmir Barbosa de Araújo (Republicanos), que voltou ao cargo por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última sexta-feira, 1º de março, exonerou todos os secretários, servidores comissionados e com contrato temporário.

Além de secretários, foram exonerados coordenadores, assessores e servidores ocupantes de cargos da Administração direta, indireta e funcional nos termos da Lei Municipal nº 30 de 15 de junho de 2018.

A exoneração foi publicada por Decreto Municipal nº 112/2024.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao restituir o cargo à Valmir, suspendeu as eleições suplementares da cidade de Dom Expedito Lopes, marcadas para o último domingo, dia 03 de março, onde havia três candidatos na disputa. A decisão reconheceu ilicitude das provas apresentadas pela fonte acusatória ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), no tocante ao uso de gravações clandestinas realizadas sem autorização judicial e sem o conhecimento de todos os participantes, contrariando entendimento da Justiça Eleitoral aplicável àquele pleito no sentido da ilicitude de gravações ambientais obtidas nessas circunstâncias.

TSE suspende eleições em Dom Expedito Lopes e volta Valmir Barbosa ao cargo de prefeito


Em novembro de 2023, o prefeito Valmir Barbosa de Araújo e a vice-prefeita Evanil Conrado de Moura, tiveram seus mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) por meio da execução do Acórdão nº 060058251 após denúncia de compra de votos.

Cidade Na Net