O governador Rafael Fonteles (PT) disse que a proposta de reajuste para os professores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) é de aproximadamente 17%, em parcelas de 5,35% ao longo dos três anos da gestão. Em entrevista, na manhã desta sexta-feira (01), o chefe do Executivo pediu prudência e disse que não tomará nenhuma medida que cause o desequilíbrio das contas no estado.
“Estamos nos esforçando para atender sem desequilibrar o estado. Essa é um premissa que sempre repito. Não vamos fazer nada que contribua para o desequilíbrio do estado. Um reajuste geral que estamos propondo, tem um grande impacto, a principal despesa pública é a folha de pagamento e qualquer 1% ou 2% faz a diferença enorme quando você faz o cálculo por ano. Por isso que estamos sendo muito prudentes”, disse.
Greve segue a mais de 50 dias
Os professores da Uespi deflagraram greve há mais de 50 dias. A categoria argumenta, que diferente de profissionais de outras áreas, que também serão contempladas com o reajuste geral, estão com o salário defasado há mais de 10 anos. A reivindicação é de um reajuste de 22%.
Rafael Fonteles informou que o Governo do Estado segue em negociação com todas as categorias e que a proposta é única para todos: 5, 35% ao longo dos três últimos anos da gestão.
“A inflação foi 4.62 e estamos propondo 5,35, em cada ano subsequente. É uma segurança que os servidores terão um reajuste acima da inflação nos anos do nosso mandato”, pontuou.
“Natural da democracia”, diz governador
Rafael Fonteles também comentou estar ciente das manifestações que os professores tem feito. Ontem, um grupo realizou um protesto na frente do Palácio de Karnak, denunciado novos cortes no ponto.
O petista pontuou que o Governo não conseguirá atender à todas as demandas e que manifestações são naturais da democracia.
“Essa é a beleza da democracia, é claro que o governo não consegue atender todas as demandas dos servidores, então, é natural que tenham manifestações. Graças a Deus mantemos firme a democracia. A gente segue com a mesa de negociação com todos os servidores, com todos, não só os servidores, não só os professores. Repito: não vamos conseguir atender todas as demandas, mas, estamos nos esforçando para atender a maioria delas”, pontuou.
Finepi Day
Nesta manhã, o governador participou da abertura do Finep Day, evento que debate oportunidades de investimento para projetos inovadores e startups, além do fomento do ecossistema de empreendedorismo local. A realização é da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com a Investe Piauí e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi).
Agência Brasil