A Polícia Civil instaurou um inquérito policial há alguns meses para investigar a questão de quem seria o receptador dos fios de cobre que eram rotineiramente furtados na cidade de Picos. A Polícia Militar prendeu inúmeros sujeitos responsáveis por essa prática. No decorrer da investigação, ficaram evidenciados nos autos que um local, especificamente um sucatão no bairro Junco, receptava esses bens que eram furtados.
Segundo informações do delegado de Polícia Civil de Picos, Rodrigo Morais, os policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão no sucatão e lá encontraram o cobre, que por sua vez foi dada oportunidade ao dono do sucatão, demonstrar a origem do fio cobre.
“Lá encontraram o cobre, que por sua vez foi dada oportunidade ao dono do sucatão, demonstrar a origem do cobre, e em momento algum ele demonstrou a origem do cobre. Ele não se desincumbiu dos indícios de autoria que direcionavam em seu desfavor, então lastreado nisso nós o conduzimos, fizemos o flagrante dele com recepção qualificada e ele irá ser submetido a uma audiência de custódia logo mais”, disse.
O delegado disse que ainda não sabe ao certo quantos quilos foram apreendidos.
“Eu acredito, a gente não pesou, mas eu acredito no senso comum. Pegando como quem pega um peso em uma academia, eu acredito que tinha uns 15 quilos. 15 quilos de cobre e também as mangueiras, os fios com os metais já retirados”, disse.
O cobre presente nos fios é valioso para quem o adquire, já que o metal reciclado funciona tão bem quanto o material virgem extraído da natureza.
Confira a entrevista
Rodrigo Morais