O deputado Nerinho (PT) não resistiu aos afagos do deputado licenciado e pré-candidato a prefeito de Picos Pablo Santos (MDB). O petista irá anunciar neste sábado (24), em alto e bom som, apoio à pré-candidatura do emedebista, durante a megafesta de pré-lançamento, que ocorrerá nas dependências do Picoense Clube.

Acertando os ponteiros

O acerto aconteceu nesta sexta-feira (23) em um encontro reservado dos deputados Nerinho e Pablo, o ex-prefeito Zé Neri, vereador Chaguinha (PRD) e a vice-prefeita Xandu Neri, que disputará o mesmo cargo que ocupa atualmente, só que agora compondo com o emedebista. Caso saiam vencedores, ela não precisará nem limpar as gavetas de sua sala, pelo menos é o que espera.

A entrega da bandeja

Os bastidores da política picoense dão conta de que o momento mais esperado da festança de pré-lançamento de Pablo Santos será a hora em que Nerinho e o ex-prefeito Zé Neri procederão a entrega da bandeja com seus seguidores ao dono da festa.

O grande momento

A expectava dos curiosos de plantão é grande para saberem se haverá descarrego de mágoas do prefeito Gil Paraibano (Progressistas), e claro, os famosos pulos e o tradicional choro, que são marcas registradas do homem de muita fé. Até um pai nosso acompanhado de um bendito é aguardado pelos indagadores.

Sob pressão

Na adesão do grupo nerista não se pode tirar o mérito do poder de convencimento do pré-candidato a prefeito, mas os créditos devem ser atribuídos ao governador Rafael Fonteles (PT). Sua excelência apesar de não ter expressado publicamente, mas conforme algumas figuras que detém livre trânsito no Palácio de Karnak, caso o deputado permanecesse aliado ao prefeito Gil Paraibano (Progressistas), viveria dias difíceis no longa metragem “Aqui tem trabalho. Aqui tem futuro”.

Será se vai?

Outra personalidade esperada na ‘Pablo palooza‘, é o presidente da Câmara Municipal Eriberto Barros (Progressistas), ele esteve recentemente um encontro com o porta voz do governador Marcelo Noleto. Questionado por este colunista, o parlamentar assegurou que a sucessão municipal fez parte da pauta da reunião. Eriberto afirmou que apresentou as dificuldades que vem tendo para conseguir algo para cidade por não fazer parte da esfera municipal e nem estadual. No entanto, até o presente momento ele, não declarou adesão ao projeto do governador Rafael para a cidade de Picos.

Aderiu

O vereador Marcos Buriti (PRD), que já havia anunciado na semana passada sua desistência de disputar o comando do município, aderiu ao projeto do deputado Pablo Santos. Buriti afirmou que ouviria todos postulantes que permanecem no páreo, no enteando, após duas semanas só foi procurado pelo deputado Talhes Coelho (Progressistas), que fez o meio campo para o seu desembarque no palanque de Pablo Santos.

Desistiu

Outra pré-candidatura à prefeitura de Picos que não esperou nem sequer as aguas de março, foi a do servidor público Edmundo Galvão. Ele também já anunciou que retirou seu nome da disputa e passará a apoiar o deputado Pablo. Galvão que é filiado ao Psol, irá migrar para o Partido Verde e pleiteará uma cadeira na Câmara Municipal.

Homens de pouca fé

Vários políticos da região de Picos que tinham o ex-ministro da Casa Civil, senador Ciro Nogueira (Progressistas), como o mestre na arte de fazer política, na época em que ele era o manda chuvas do Palácio do Planalto, parecem ter perdido a fé em seu mestre. O que se vê agora é prefeitos e lideranças se aproximando das legendas aliadas ao PT, de olho no pote de doce do poder.

Descendo da van

Segundo um político da região ligado ao senador, a situação é semelhante na demais regiões do estado, o que se vê é prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e até deputado descendo da van progressistas. Os passageiros estão embarcando em veículos mais confortáveis e a preferência é pelo Ônibus Double Decker, dirigido pelo governador Rafael Fonteles. Aqueles não estão encontrando vagas, estão se dirigindo para os semi-leitos conduzidos pelo senador Marcelo Castro (MDB) e o deputado federal Júlio Cesar (PSD).

No varejo

Diante da movimentação do adversário, o prefeito Gil Paraibano tem dado pintas de que não se abalou com saída dos antigos aliados. Lideranças próximas do gestor afirmam que ele já vinha percebendo que levaria uma cambita dos neris. O gestor está atacando no varejo e apostando em uma possível falta de combustível na Mercedes-Benz do emedebista para equilibrar a corrida.

Acolhendo

O prefeito Gil recebeu várias adesões e manifestações de apoio em vários bairros e povoados do município. Disseram sim ao prefeito e pré-candidato, Francimar, do povoado Tabatinga; João Pedro, do bairro Paroquial e Carlos Pereira, do São Sebastião. Eles integram o time de apoiadores do suplente de vereador Renato Ibiapina.

Acolhendo II

Outro que veio para o time de camisa azul e branco foi é o líder comunitário Edson Nascimento, mais conhecido por “Essim”, ele tem forte atuação no bairro Paroquial e foi candidato pelo PSD no pleito de 2022. Essim irá apoiar o vereador Afonsinho (MDB) no pleito de 06 de outubro.

Firme

Em Monsenhor Hipólito, a união de Macacos e Muriçocas não desmotivou o cantor Mariozan Rocha (PT), o músico matém sua pré-candidatura a prefeito do município e conta com o apoio da cúpula estadual do partido. Segundo uma fonte, parece que a união dos ex-prefeitos Timá (MDB) e Zenon Bezerra (PSD), não está ganhando liga.

Barraco de companheiros

La para as bandas de Jaicós, o clima parece estar para lá de tenso dentro do Partido dos Trabalhadores. Segundo uma fonte, a queda de braço seria entre um grupo ligado a vereadora Sirlene Lopes, contra o liderado pelo ex-vereador Mávio Silveira. De acordo com a fonte, uma reunião que ocorre neste sábado e irá decidir a pendenga.

O que é isso companheiro?

Na terra do galo, como é conhecido o município, a vereadora Sirlene se elegeu no palanque do ex-vereador que foi derrotado pelo prefeito Neném de Edite (PSD) nos dois últimos pleitos municipais, sendo que no último ele disputou pelo PT, a parlamentar aderiu no ano passado à gestão municipal, ganhou a Secretaria de Agricultura como dote e agora quer levar a legenda para o palanque do atual vice-prefeito e pré-candidato a prefeito, Hélio Bispo, apoiado pelo atual mandatário.

Com o abacaxi na mão

O governador Rafael Fonteles cumpre agenda neste sábado (24) no município de Massapé do Piauí. Na agenda oficial de sua excelência não há atividade na cidade de Jaicós, mas em um vídeo divulgado nas redes sociais o governador, menciona a visita à cidade. Só que com esse quebra pau entre os companheiros, é bem capaz até que ele solicite um helicóptero para fazer o trajeto de volta.