O município de Picos registrou na última quarta-feira (21) fortes chuvas que deixaram ruas e casas alagadas. O comandante do Corpo de Bombeiros de Picos, Tenente Rafael Medeiros, explica que a corporação não foi acionada para nenhuma ocorrência.
“Nós não fomos acionados para ocorrência, a gente recebeu algumas imagens, alguns registros, algumas pessoas falando de alguns lugares, alguns pontos aqui na cidade de Picos que estavam tendo alagamentos, mas a ocorrência em si, graças a Deus, não tivemos nenhum chamado”, disse.
O comandante alerta para a necessidade de redobrar os cuidados nas estradas e em áreas alagadas.
“A gente do corpo de bombeiros sempre tem algumas orientações em casos de alagamentos, que os alagamentos em si sempre vêm antes com fortes rajadas de vento, com chuvas intensas para depois o alagamento. Então, o que a gente orienta a população? Primeiro, evitar sair na chuva. Caso tenha chuva, permanecer em casa ou em algum abrigo seguro dentro de casa, em lugares onde a gente pode ver que a estrutura mesma é segura em si, evitar ficar próximo a estruturas metálicas, estruturas que possam vir a cair, não se abrigar embaixo de árvores, porque a gente sabe que a árvore também é condutora de eletricidade e podem vir raios, precavendo questão de raios, caso esteja dentro do veículo, permanecer dentro do veículo, se a água subir demais, vê que vai com o risco de arrastar o veículo, sai imediatamente do veículo e procura abrigo. O principal é evitar sair de casa mesmo quando estiver com chuvas intensas”, alertou o comandante.
O Corpo de Bombeiros trabalha em escala de 24horas e o número de emergência é o 193.
Confira a entrevista
Tenente Rafael Medeiros