Na primeira sessão ordinária do ano legislativo os vereadores da bancada de oposição ao prefeito Gil Paraibano (Progressistas), fizeram críticas em massa à mensagem enviada pelo gestor na sessão que abriu os trabalhos do legislativo picoense na semana passada. Os oposicionistas se revezaram na tribuna na discordância do modelo Paraibano de administrar.

Ironizou


O vereador Rinaldinho (MDB) classificou a mensagem como pobre, e segundo ele, não trouxe nada de novo. O emedebista disse que até parece que houve um “Ctrl C” “Ctrl V” dos anos anteriores. De acordo com o parlamentar, nem o tradicional feijão com arroz o prefeito vem conseguindo fazer.

Macetou


Diante da ofensiva, coube à bancada governista tratar de fazer a defesa da administração do prefeito Gil. Apesar de desidratada após o rompimento do grupo do ex-prefeito Zé Neri, os vereadores governistas demonstraram bravura no embate. Um dos temas abordados no calor da discussão foram obras paralisadas, e nesse quesito o líder do governo Evandro Paturi (MDB) saiu ‘macetando’, como diz o hit da cantora Invente Sangalo, que bombou no carnaval deste ano.

Sobrou para o leitão

A peleja entre os dois grupos de vereadores sobrou até para os porcos. Segundo Paturi, o clima de ‘já ganhou’ dos adversários do prefeito poderá provocar frustação. Evandro alertou os oponentes com uma anedota. Ele assegurou que não se pela porco vivo.

Está chegando a hora

É dado como certo nos próximos dias o anúncio do apoio do grupo nerista à pré-candidatura do deputado Pablo Santos (MDB) à prefeitura de Picos. Apesar de alguns membros da legião terem ventilado a possibilidade de lançarem uma pré-candidatura de terceira via, a união que contou com as duas mãos do governador Rafael Fonteles (PT), já está selada.

Anunciação

Conforme os buchichos que rolam nos bastidores da política da “Capital do Mel’, a união está tão consolidada que o deputado Pablo Santos até já canta o trecho da canção Anunciação de Alceu Valença. “Tu vens, tu vens, eu já escuto os teus sinais”. Ainda segundo os comentários, os neristas só não irão numa manhã de domingo e nem serão anunciados nos sinos das catedrais.

Haja confiança

O clima é de tanta certeza que durante uma de suas falas na sessão da última quinta-feira (15) na Câmara Municipal, o vereador Wellington Dantas (PT) conclamou a militância a prestigiarem o lançamento da pré-candidatura do emedebista e da vice-prefeita Xându Neri, que segundo W D, pleiteará o mesmo posto, a única mudança é no palanque.

Foi chamado


O presidente da Câmara Municipal de Picos, Eriberto Barros (Progressistas), foi convidado a ir ao Palácio de Karnak para tratar de um possível apoio à pré-candidatura do deputado Pablo Santos (MDB), à prefeitura de Picos. O vereador foi recebido pelo porta voz do governador Rafael Fonteles (PT), o secretário de Governo, Marcelo Noleto. Apesar da euforia de alguns seguidores do parlamentar, parece que até o momento o martelo não foi batido por parte do presidente.

Não se empolgou

Segundo uma fonte, Eriberto Barros ouviu atentamente a proposta enviada por sua excelência e repassada por seu emissor de mensagens e se comprometeu a analisar e posteriormente se posicionar a respeito do tema. Mas de acordo com pessoas próximas do vereador, o que foi proposto pelo governador não entusiasmou muito o vereador não.

Pode surpreender


O suplente de vereador Fabiano Oliveira (PCdoB) já é tido pelos observadores da cena política local como uma das possíveis surpresas na eleição deste ano. De forma discreta e demostrando muita humildade e compromisso com as comunidades em que atua, ele vem se articulando e tem tudo para se apresentar uma candidatura competitiva por uma das vagas no legislativo piocense.

Juntos e misturados


Em Monsenhor Hipólito, Macacos e Muriçocas, como são apelidados os grupos políticos liderados pelos ex-prefeitos Zenon Bezerra (PSD) e Timá (MDB), agora estão habitando no mesmo espaço. O ex-prefeito Timá rompeu recentemente o compromisso político com o prefeito Djalma Policarpo (Progressistas), e se aliou ao grupo liderado pelo ex-prefeito Zenon Bezerra, com quem comporá a chapa majoritária.

Olho gordo

Com a inimaginável união dos grupos, até outra hora adversários, o emedebista passa a ocupar o espaço que era almejado pelo cantor Mariozan Rocha (PT) e seus seguidores. Resta saber qual será a posição que adotará o petista para a disputa municipal. Dizem que assim como parte dos pernilongos, o cantor ficou para lá de indignado e o sentimento é trairagem por parte emedebista.

Desceram do barco


O ex-prefeito Tim e a vereadora Maria Zélia (Progressistas) anunciaram o rompimento político com o grupo do ex-prefeito Renato Pio, em São Luís do Piauí. O casal divulgou nota oficial informando os motivos do rompimento. No documento, eles agradeceram ao ex-mandatário as oportunidades que tiveram enquanto fizeram parte do grupo político.

Justificaram

De acordo com uma fonte, nos bastidores, tanto Tim quanto Maria Zélia reconheceram que foram bem trados pelo ex-prefeito Renato. Já em relação à prefeita Kelsimar Abreu, ambos saíram jogando cobras e lagartos na gestora, que na visão do ex-prefeito e da vereadora, faz uma péssima gestão.

Em busca de novos ares
Os dissidentes do grupo governista, embora não tenham anunciado de forma oficial, irão desembarcar no palanque do empresário Josafá Marques (PT), pré-candidato da oposição. Lá, ao que tudo indica, a adesão de ambos irá provocar um efeito dominó, o que poderá complicar o projeto de Renato Pio que tentará voltar a dar as cartas do baralho no município.