Início Destaque Tradicional missa de início da Quaresma e imposição das cinzas lota Catedral...

Tradicional missa de início da Quaresma e imposição das cinzas lota Catedral de Picos

Começam nesta Quarta-feira de Cinzas (14) as celebrações da Quaresma e Imposição das cinzas. Fiéis lotaram a Igreja Catedral de Nossa Senhora do Remédios, no Centro de Picos, com a primeira missa das 9h.

Seguindo o calendário litúrgico, as cinzas impostas aos fiéis são confeccionadas a partir dos ramos abençoados no Domingo da Paixão do ano passado, e simbolizam a condição do homem pecador que confessa exteriormente a sua culpa diante de Deus.

A celebração foi presidida pelo bispo diocesano Dom Plinio José Luz da Silva e concelebrada pelos padres Francisco Pereira Borges e Pio Feitosa. No final ocorreu o lançamento da Campanha da Fraternidade 2024, cujo tema é: “Fraternidade e Amizade Social”.

O projeto é organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e, neste ano, completa 60 anos de história. Durante o ato de lançamento foram apresentados os membros da equipe responsável por repassar os conteúdos da campanha para as demais paróquias da Diocese.

De acordo com a CNBB, a campanha deste ano busca fazer um caminho quaresmal em três perspectivas:
. Incentivar as pessoas a verem as situações de inimizade;
. Impulsionar as pessoas a iluminar-se pelo Evangelho que as une como família;
. Agir conforme a proposta da Quaresma de uma conversão constante, promovendo o esforço para uma mudança pessoal e comunitária.

Conforme dom Plinio José Luz da Silva, o tema e o lema da campanha refletem a preocupação da igreja em aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que tem marcado sociedade brasileira e o mundo.