O país vem vivendo uma crescente em relação a quantidade de concursos que estão sendo realizadas. Muitos concursos estão sendo realizados em órgãos nacionais, e o estado do Piauí não fica de fora, onde atualmente existem previsão para mais de 1,7 mil vagas. O Cidadeverde.com conversou com alguns profissionais que trabalham com concursos que deram algumas dicas de como se preparar para todos esses certames.
Para o professor Ramon Patrese, que dá aulas de Direito Administrativo, são várias as vagas, cargos e oportunidades para quem almeja um cargo público.
“Nós estamos vivendo em 2024, já com um grande número de editais sendo lançados e com a previsão muito positiva de novos editais ainda esse ano. Posso citar alguns exemplos como o concurso nacional unificado, um concurso com 6 mil vagas federais. Nós temos concursos aqui no estado do Piauí que foi o concurso da Assembleia Legislativa, que já aconteceu. Nós temos a perspectiva de concursos que irão acontecer no Governo do Piauí, na Secretaria de Administração, de Planejamento e de Previdência, com 110 vagas autorizadas. Temos o concurso da Polícia Penal do Piauí autorizado. Nós temos o concurso da Polícia Civil que pode ser lançado ainda esse ano. Nós temos também já autorizado o concurso da Sefaz, do Piauí, para o ano que vem. Então, nós estamos vivendo essa onda, primeiro, por conta ainda da pandemia, que muitos concursos ficaram represados por conta da pandemia. E também a nível Federal, nós tivemos um contingenciamento de recursos para concursos, mas nessa nova gestão foram autorizados vários concursos”, informou o professor.
O professor Newton Neto, de Português, afirmou que diante do cenário atual, é normal a grande procura por concursos.
“O Brasil tem avançado nessa perspectiva de novas contratações por meio de concursos, isso efetiva um quadro de servidores qualificados. Nesse sentido, devido à extrema desigualdade social de nosso país, o concurso público é a segurança de uma estabilidade financeira, esses são os motivos para uma crescente procura por essa demanda de oferta e de procura”, disse.
Foto: Arquivo pessoal