Mais de R$986 milhões, captados do Orçamento Geral da União (OGU) de 2023, serão investidos em 68 municípios piauienses nas áreas de infraestrutura, meio ambiente, saúde, educação, segurança e desenvolvimento econômico, social e rural. O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (8.02), em Teresina, durante assinatura de contratos de repasse entre o governo do Piauí e a Caixa Econômica Federal (CEF), com participação do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.
Esse dinheiro circulando na economia ajuda a gerar emprego, a ampliar a renda (…). São ações concretas que mudam a vida das pessoas”
Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome
O repasse da CEF para o governo do Piauí inclui 118 contratos com 18 secretarias do estado e envolve sete ministérios, incluindo o de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). “Esse dinheiro circulando na economia é o que também ajuda a gerar emprego, a ampliar a renda. Estou falando de estradas, sistemas de água, investimento em saúde, com unidades e equipamentos, melhoria urbana, ações concretas que mudam a vida das pessoas”, afirmou Wellington Dias.
Ao longo do evento, o ministro destacou ainda recursos de diversos programas do MDS repassados diretamente às pessoas, como o Bolsa Família, o Auxílio Gás e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) no Piauí. “São mais de R$ 5 bilhões, em 2024, que transformam a vida das famílias mais vulneráveis, proporcionando mais inclusão social”, explicou.
Para o governador do Piauí, Rafael Fonteles, a iniciativa é “a prova cabal de estar no caminho certo, com alinhamento entre os governos estadual e Federal”. “Em um ano de governo, o presidente Lula colocou mais dinheiro para o Piauí que nos outros seis anos de governos anteriores. Há uma desburocratização e isso é bom, porque as ações chegam mais cedo na ponta, para quem mais precisa”, celebrou.
Já o superintendente da Caixa, Ivonei Pereira, enfatizou que “o MDS é o maior cliente da Caixa em todo o Brasil” e que o Piauí tem a maior quantidade de contratos do país, espalhados em vários municípios. “Hoje são 118 contratos, o que representa geração de empregos e renda para a população. É desenvolvimento”, enfatizou.
Fonte: Assessoria de Comunicação – MDS
Foto: Roberta Aline/MDS