O Corpo de Bombeiros Militares de Picos alerta a população que para curtir o Carnaval na Barragem de Bocaina com toda segurança, é importante tomar alguns cuidados especiais. Para prevenir afogamentos e mortes, o tenente do Corpo de Bombeiros de Picos, Rafael Reis, faz um alerta: nunca entrar em lugares desconhecidos quando ingerir bebidas alcoólicas, não entrar na água, e no caso de crianças, os pais devem ficar atentos.
“Vamos realizar a prevenção no meio aquático, na barragem de bocaina durante esse carnaval, para que os foliões mesmo aproveitem o seu horário de lazer com segurança. Nós vamos dar orientações, vamos fiscalizar, e dentre essas orientações, a gente tem medidas de prevenção. A gente pede que os pais primeiramente cuidem das crianças, nós sabemos que o número de afogamentos com crianças de 1 a 9 anos é muito alto. Os pais devem ser, como a gente mesmo diz, os guarda-vidas dos seus filhos. Sempre supervisionar seus filhos, caso esteja em algum lugar, tipo as suas piscinas, ou mesmo na barragem, ou em outro meio aquático. Procurar apanhar próximo algum guarda-vidas, de preferência locais que você já conheça, que saiba que é um ambiente onde o nível da água é raso, evitar banhar em locais desconhecidos. Onde a visibilidade não seja boa e também nunca manhã sozinho. Caso se depare com alguém se afogando, nunca tenta salvar a vítima por conta. Seja alguém afogando e você deve jogar algo flutuante para ajudar a pessoa, chamar os bombeiros, um pedaço de madeira, uma boia, algo assim. Mas nunca tenta se aproximar da vítima por si só, pois isso pode gerar um risco para a própria pessoa. Outra dica de prevenção muito importante é nunca ingerir bebida alcoólica e entrar em água para banho”, disse.
Além dos cuidados citados pelo tenente, há uma série de outras medidas para evitar afogamentos, como: procurar um local conhecido por você ou por outra pessoa; não ultrapassar faixas e placas de avisos; não entrar em locais onde há avisos de perigo ou em águas poluídas; evitar nadar sozinho; não tomar bebida alcoólica antes de entrar na água; não se afastar da margem; não saltar em locais elevados para dentro da água e, por último, sempre acatar as orientações dos bombeiros.
Confira a entrevista
Rafael Reis