Início Destaque Brasil pode chegar a 4,2 milhões de casos de dengue em 2024,...

Brasil pode chegar a 4,2 milhões de casos de dengue em 2024, diz Ministério da Saúde

Os casos de dengue no Brasil podem atingir um número recorde em 2024 e chegar a 4,2 milhões, segundo informou nesta sexta-feira (9) a secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel.

A campanha de vacinação no Sistema Único de Saúde (SUS) começou nesta sexta pelo Distrito Federal, que apresenta a maior incidência de casos no país.

Crianças de 10 a 11 anos serão o primeiro grupo a ser imunizado contra a dengue. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação vai avançar progressivamente nas faixas etárias, conforme os novos lotes forem entregues pela fabricante.

“Até o final de março, cobriremos 100% dos municípios das 521 cidades selecionadas”, afirmou a secretária.

A representante do Ministério da Saúde explicou que uma preocupação na hora de definir os critérios de prioridade dos municipios foi a circulação maior do sorotipo 2, que pode causar um tipo mais grave da doença.

Crianças terão prioridade

primeiro grupo a receber a vacina serão crianças de 10 a 11 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação vai avançar progressivamente nas faixas etárias, conforme os novos lotes forem entregues pela fabricante.

Ainda de acordo com a pasta, a “escolha pelo início da imunização nas crianças de 10 a 11 anos também é baseada no maior índice de hospitalização por dengue dentro da faixa etária de 10 a 14 anos”.

O ministério definiu esse público como prioritário na vacinação por ser o que concentra o maior número de internações pela doença.

Primeiro lote é distribuído

O lote inicial, com 712 mil doses, começou ser distribuído na quinta-feira (8) aos municípios que atendem os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde – isto é, cidades com mais de 100 mil habitantes, com classificação de alta transmissão de dengue tipo 2 e municípios próximos a esses locais.