A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que em razão do feriado prolongado de carnaval as agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público na segunda-feira (12) e na terça-feira (13). O funcionamento retornará na quarta-feira (14) a partir das 12h.
O presidente regional do Sindicato dos Bancários, Fabio Neiva, falou sobre o funcionamento dos bancos e os cuidados que as pessoas devem ter na hora de sacar dinheiros nas a agências.
“Falando em segurança, é sempre bom ressaltar que as pessoas tomem muito cuidado durante esse período aí do carnaval, porque a gente tem que levar em conta que normalmente durante os dias, dia ou às vezes até a noite, né, além de ter uma grande quantidade de pessoas circulando nas cidades onde tem carnaval, aumenta o número de golpes, de assaltos”, disse.
Na oportunidade, ele fala das alternativas dos clientes enquanto os bancos estão fechados.
“A FEBRABAN utiliza preferencialmente, como já disse, esses canais que são dispostos ao público através do site e através do aplicativo que ele é baixado no celular dos clientes. Para a organização, principalmente, de transferências de valores, de dinheiro e pagamento de conta nos dias que não houver expedientes nas agências contas de consumo, como água, luz, telefone, vem sido nesses feriados poderão ser pagos normalmente, sem nenhum acréscimo, na quarta-feira. Normalmente, os tributos que são impostos, eles já vêm com as datas ajustadas de acordo com o calendário de feriados bancários, ou seja, federais, estaduais ou municipais. As contas que não tiverem antecipação, elas devem ser pagas antes do feriado, para evitar que as pessoas depois paguem juros e outros acréscimos que algumas instituições normalmente costumam colocar, que isso traz, logicamente, uma insatisfação no público. Caso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão, como eu já disse, é antecipar o pagamento, prevendo assim que a pessoa não tenha nenhum incômodo nesses casos”, disse.
Outra alternativa que os clientes podem recorrer, é o internet banking.
Confira a entrevista
Fabio Neiva