A Secretaria Municipal de Trânsito realizou durante os dias 05 a 08 de fevereiro, a Semana Municipal do Trânsito. Nesse período, foram realizadas várias ações em conjunto com os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito.

Segundo o secretário da pasta, Cristiano Portela, a Primeira Semana Municipal de trânsito visa orientar e educar o trânsito municipal.  

“Somos a primeira cidade do Piauí a fazer essa semana essa programação através de lei. O prefeito mandou para a Câmara, foi aprovada a lei. E nós vamos agora fica para todo ano, que a administração mude. Sempre vai ter que haver a Semana Municipal de Trânsito para a gente discutir os problemas nossos diretos da cidade de Picos. Destacar aqui as parcerias da PRF que está aqui, o Seste Senat, a Universidade Federal do Piauí e a gente sempre destacando. Nós estamos fazendo campanhas educativas para que as pessoas possam cumprir a legislação, aprender a cumprir a legislação de forma educativa. Às vezes a gente sabe, mas não cumpre pelo deslize, por ter uma falta de atenção. Então a gente está chamando os condutores, os pedestres para que eles possam cumprir a legislação na cidade de Picos. Nosso objetivo é essa união para educar. Para que a gente possa ter sempre um trânsito mais seguro e melhor para a cidade. Sempre toda a atividade da prefeitura, da administração, quer seja em qualquer secretaria, sempre tem um apoio integral do prefeito, ele sempre muito disposto e disponível para isso. Conversamos com ele e ele entende e discute com a gente e a gente faz com que as coisas andem. Então é muito importante destacar a atuação do nosso prefeito”, disse.

O inspetor da Policia Rodoviária Federal em Picos, Matheus Gomes, fez sua avaliação sobre a semana e destacou os resultados.

“Então a ideia é que a gente consiga aproximar ainda mais a PRF da população de Picos e que consigamos que nas próximas semanas Municipal de Trânsito, tenhamos eventos ainda maiores e com um grande público para o município. O objetivo é que a gente consiga gerar um trânsito mais seguro na cidade de Picos. A gente sabe dos problemas que a cidade enfrenta em relação ao trânsito, que a gente sabe da necessidade de toda a população participar na fase de conscientização, na fase de formação dos nossos futuros condutores. Então a PRF, a Secretaria Municipal de Trânsito, bate firme na tecla da educação, porque a gente entende que a educação muda os hábitos das pessoas. Então através da educação a gente consegue gerar um trânsito mais seguro para a cidade de Picos”, disse.

Confira as entrevistas

Cristiano Portela

Matheus Gomes