As árvores tocando na rede elétrica podem causar a interrupção do fornecimento de energia e acidentes. Somente em 2023, foram registradas mais de 35 mil ocorrências no estado e muitas delas poderiam ser evitadas preventivamente por meio de poda, que é de responsabilidade do proprietário de imóvel quando a árvore está em terreno particular ou das prefeituras municipais quando localizada em espaços públicos.
No ano passado, a Equatorial Piauí realizou cerca de 100 mil podas do norte ao sul piauiense, com investimentos de aproximadamente R$ 17 milhões nesse serviço. A concessionária faz a poda de forma emergencial e preventiva quando a vegetação está tocando na rede, para evitar ocorrências de oscilação e falta de energia, além de acidentes com a população e danos elétricos.
Teresina lidera o ranking das cidades com maiores ocorrências de vegetação na rede como causa, somando 5.194 registros em 2023. “Quem tem árvore no imóvel deve ficar atento ao seu crescimento para que não toque ou caia sobre a rede elétrica. Esse cuidado pode evitar uma série de transtornos, como interrupções no fornecimento de energia ou mesmo riscos à integridade física da população”, declara Abraão Galeno, Executivo de Estudos Operacionais da Equatorial Piauí.
Quando a vegetação estiver tocando a rede elétrica, a Equatorial Piauí orienta que o cliente entre em contato com a distribuidora por meio da Central de Atendimento, no telefone 0800 086 0800, e solicite a poda da árvore, informando a Conta Contrato da residência mais próxima da árvore a ser podada. Assim, o serviço será realizado por profissionais capacitados com o objetivo de evitar transtornos ou riscos aos consumidores do local.
Ccom