O Corpo de Bombeiros de Picos já atendeu durante o início do ano várias ocorrências que envolvem capturas de animais peçonhentos. De acordo com o comandante da corporação, tenente Medeiros, as ocorrências aumentaram em decorrência do período chuvoso, e locais onde residências estão sendo construídas próximos ao habitat desses animais, sendo também o principal fator para o aumento no aparecimento de algumas espécies de animais, sobretudo roedores e algumas serpentes.

“De captura de animais, principalmente cobras, a gente está num período de mudança climática, o período de chuva começou aqui na região de Picos, então a mata aumenta e com isso já é esperado o aparecimento de animais silvestres na região de Picos”, disse.

Ele alerta que caso a população se depare com alguns desses animais, ligar para o Corpo de Bombeiros no 193, para que uma guarnição seja solicitado e faça a captura do animal.

“Nós do Corpo de Bombeiros temos algumas orientações para passar para a população, a gente tem que manter sempre a limpeza dos quintais, evitando o aparecimento desses animais, manter as plantas bem podadas, não manter lixo ou entulhos dentro de casa, caso for mexer nesses lixos ou entulhos, sempre usar luvas de proteção. Em caso de se deparar com um animal silvestre, a gente recomenda algumas dicas, como por exemplo, isolar o local, mantendo sempre a distância seguro. Evitar principalmente os curiosos, como crianças, que tendem a ser um pouco mais curiosos. Nunca tentar capturar o animal por conta própria. O que você deve fazer? Ligar para o 193, nós aqui do Corpo de Bombeiros, darei as melhores informações de como proceder até a chegada do local. Não matar o animal também, que isso é considerado crime ambiental. Sempre que possível, em manter uma distância segura, informar qual tipo de animal é, se é uma cobra, se é um jacaré, se é algum animal peçonhento, que nós do Corpo de Bombeiros temos o treinamento e os materiais necessários para a captura do mesmo e o retorno ao seu ambiente propício. Em caso de acidente com animais silvestres, deve-se ir imediatamente ao pronto atendimento hospitalar”, conta.

O tenente explica que nos bairros Ipueiras e Junco são os locais que mais registraram ocorrências de captura desses animais devido à grande vegetação que possui na aquela área. Questionado onde esses animais são colocados quando capturados, o tenente conta que os mesmos são devolvidos à natureza.

Confira a entrevista

Tenente Medeiros