A cidade de Francisco Santos sediou uma audiência pública na noite desta sexta-feira, 02 de fevereiro. O evento aconteceu no Centro Administrativo da Assistência Social e foi promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH-PI), com apoio da Prefeitura Municipal na administração do prefeito Dr. Luís José e do vice-prefeito Edson Carvalho, e do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI).

O evento teve como objetivo apresentar os Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) para à implatação de um Núcleo de Valorização de Resíduos – NVR (Aterro Sanitário), situado na Fazenda Vitalino, na zona rural do município, pela empresa SI Soluções Ambientais e Gestão de Resíduos LTDA.

A NVR é um empreendimento que tem como objetivo realizar a destinação final ambientalmente adequada dos resíduos gerados pelos municípios do Sudeste piauiense tendo como desafio acabar com lixões a céu aberto que poluem a água, o solo e o ar, principalmente através do chorume, na medida que cumpre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) regulamentada pela Lei Federal 12.305 de 02 de agosto de 2010.

A audiência foi presidida pelo diretor de relações sociais da Semarh-PI, Vicente Gomes da Silva, com acompanhamento do auditor fiscal da Semarh, Daniel Guimarães, e do promotor Paulo Maurício Araújo Gusmão, representando o Ministério Público. Na ocasião estiveram presentes: o prefeito de Francisco Santos, Luís José; o representante da SI – Soluções Ambientais e Gestão de Resíduos, Getúlio Filho; os coodernadores e técnicos responsáveis pela elaboração do projeto básico e dos estudos ambientais (EIA/ RIMA), Airton Pacheco de Brito Júnior e Igor Farias de Oliveira.

O empreendimento visa beneficiar 868.836 habitantes dos 61 municípios: Acauã, Alagoinha do Piauí, Alegrete do Piauí, Aroazes, Aroeiras do Itaim, Barra D’ Alcântara, Bela Vista do Piauí, Belém do Piauí, Betânia do Piauí, Bocaina, Cajazeiras do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Campinas do Piauí, Campo Grande do Piauí, Caridade do Piauí, Colônia do Piauí, Conceição do Canindé, Curral Novo do Piauí, Dom Expedito Lopes, Floresta do Piauí, Francisco Macedo, Francisco Santos, Fronteiras, Geminiano, Inhuma, Ipiranga do Piauí, Isaias Coelho, Itainópolis, Jaicós, Jacobina do Piauí, Lagoa do Sítio, Marcolândia, Massapê do Piauí, Monsenhor Hipólito, Novo Oriente, Oeiras, Padre Marcos, Paquetá do Piauí, Patos do Piauí, Sussuapara, Paulistanta, Picos, Pimenteiras, Pio IX, Santa Cruz do Piauí, Santa Rosa do Piauí, Santana do Piauí, Santo Antônio de Lisboa, Santo Inácio do Piauí, São João da Canabrava, São José do Piauí, São Julião, São Luís do Piauí, Simões, Simplício Mendes, Sussuapara, Valença do Piauí, Várzea Grande do Piauí, Vera Mendes, Vila Nova do Piauí e Wall Ferraz.

Para o prefeito de Francisco Santos, Dr. Luiz José, a implatanção do aterro é muito importante para os municípios e para o meio ambiente.

“O aterro sanitário que vai ser construído pela empresa, vai ser privado, mas que vai atender e resolver o problema basicamente em todas as prefeituras da nossa macrorregião, porque até o momento nenhuma prefeitura tem um aterro sanitário e infelizmente não tem condições nem de construir e nem de manter um. Essa parceria já vem entre o município e a empresa com a participação e o acompanhamento do Ministério Público dando total apoio. A audiência pública hoje foi feita de uma forma bem positiva. A população compareceu, as entidades compareceram, tiraram suas dúvidas, fizeram suas perguntas e vamos resolver aí essa questão do meu ambiente para que o lixo tenha o seu destino de forma responsável. Assim a população e o meu ambiente agradecem”, destacou o prefeito de Francisco Santos.

Diretor de relacões sociais da Semarh, Vicente Gomes, conduziu a audiência e em entrevista ao Cidadesnanet.com ele declarou que a extinção dos lixões está em lei.

CIDADES NA NET