O Colégio Machado de Assis de Picos liderou em mais um ano no município o número de redações acima de 900 pontos no ENEM. Mais de 89 estudantes do colégio alcançaram uma pontuação entre 900 e 980, o que os tornará aptos para concorrerem às graduações mais almejadas. Segundo o professor de redação do Machado, Erismar Veloso de Sousa, atribui o grande desempenho dos alunos ao trabalho conjunto da equipe escolar, ao empenho dos estudantes e a prepararão específica para a redação.
“Primeiramente a competência da equipe escolar, pois a redação é um trabalho conjunto, todas as áreas precisam estar alinhadas; também atribuo muito ao empenho dos alunos, pois eles são muito dedicados, e também a preparação para a redação em si – trabalhamos uma metodologia muito similar à do ENEM, o que faz com que os alunos alcancem esses resultados”, declarou.
O professor Erismar salientou que o número de alunos do Colégio Machado que superaram os 900 pontos aumentou com relação a 2022, fato esse que tem sido constante a cada ano.
O professor destaca ainda que a redação é trabalhada ao longo do ano. “Contamos com um laboratório de redação, com professores que são extremamente capacitados, então, isso faz com que os nossos resultados sejam cada vez melhores”, explicou.
O peso atual da redação do ENEM é fundamental na média do SISU (Sistema de Seleção Unificada), sistema através do qual o aluno vai direcionar a sua nota para a faculdade e curso que desejarem.
Além da instrução, Erismar informa que os alunos recebem o apoio de toda a equipe para manter o foco e a tranquilidade na hora da prova.
Dentre os alunos que atingiram 980 pontos, estão: Paloma Moura, Emanuel Victor, Ingrid Luz e Karol Japiassú.
Para o diretor Francisco Machado o resultado da escola se deve ao empenho dos alunos e ao trabalho da equipe. “O professor Erismar incorporou toda a ideia do laboratório de redação, trazendo algumas novidades, então, essa soma do empenho mais o trabalho feito pela escola, consequentemente vem mostrando durante os últimos anos que nós podemos ter notas a um nível muito alto”, declarou.
Machado salientou que há dez anos o Colégio Machado lidera as notas nas redações do ENEM em Picos. “E a cada ano a gente vai inovando e vamos fazendo modificações que possam somar nessa preparação, o que não poderia resultar em resultados diferentes”, relatou.
Boletim do Sertão