A diretoria do Hospital Regional de Picos está sob nova direção. A indicada ao cargo é a enfermeira Ana Lígia Passos Meira, cuja recomendação partiu direto da Superintendência da Secretaria de Estado da Saúde.

Na tarde desta terça-feira (16), a nova diretora da unidade de saúde concedeu uma entrevista ao jornal da Rádio Grande FM (94,5) e falou das suas perspectivas à frente do cargo e afirmou reconhecer o desafio de gerir um dos maiores hospitais públicos do interior do Piauí.

Ana Lígia disse que considera o Hospital Regional Justino Luz uma unidade de alta complexidade, tendo em vista a quantidade de especialidades ofertadas e o grande número de pacientes atendidos diariamente.

Com a prosta de humanizar o atendimento aos pacientes, ela destacou que reúne frequentemente os prestadores de serviços do HRJL, para orientá-los a receber da melhor forma todos os pacientes e acompanhantes que chegam ao hospital.

A profissional de saúde ainda falou sobre os problemas da unidade de saúde e elencou a estrutura física do prédio com um dos principais pontos negativos, tendo em vista que quando chove, o hospital fica alagado. Ana Lígia afirma que já tomou medidas para solucionar tal problema.

“A gente sabe que é um hospital de construção antiga e a gente tem algumas deficiências e limitações. Recentemente a gente teve um problema com o escoamento da água da chuva, então a gente tem ali escoamento feito ainda com cano de ferro e que tem diversas infiltrações, e a gente está agora com uma equipe tentando fazer um novo sistema de fossa e esgotamento para que a gente não volte a ter esse problema”, disse.

Sobre a falta de medicações, tempo de espera de atendimento, falta de leitos, a nova gestora disse estar preparada para mitigar essas questões que são consideradas como problemas crônicos em unidades de grande demanda.

 Perfil

Dra. Ana Lígia Passos Meira é enfermeira, sanitarista, mestre em gestão e economia da saúde, doutora em saúde coletiva e pós-doutora em saúde pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP, além de pós-doutoramento em saúde na Universidade Nova de Lisboa. Ela é docente do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Pesquisadora atuante do processo de regionalização, redes de atenção à saúde, financiamento, regulação e acesso aos serviços de saúde, além de ser consultora em gestão, planejamento e avaliação em saúde.

CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA COM ANA LÍGIA PASSOS