Camponeses e camponesas do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) do estado do Piauí realizaram nos dias 12,13 e 14 na cidade de Picos, o encontro estadual do movimento. O evento aconteceu na sede do grupo “Raízes do Brasil” e contou com representantes das regiões de Picos, Paulistana, Oeiras e Valença do Piauí, as quais o MPA possui grupos de base.
Um momento de muita música e animação, mas também de discutir sobre a conjuntura nacional e estadual, dando ênfase para a discussão da atual conjuntura política do Brasil. Para contribuir com análise conjuntural foram convidados o advogado e ex-secretário estadual de relações institucionais na gestão do ex-governador Wellington Dias (PT), Marcelino Fonteles.
Outro tema que ganhou destaque durante os três dias de reunião foi os desafios que enfrentam os pequenos a agricultores diante dos impactos ambientais provocado pelos grandes projetos em desenvolvimento no estado, sobretudo, a exploração de minério.
Além disso, foi trabalhado a comercialização da produção da agricultura para os programas governamentais, como também assuntos voltados a forma organizacional da entidade.
De acordo com Afonso Galvão, integrante da coordenação, a atividade atendeu a expectativa da organização. “Na verdade, é uma retomada, há dois anos que não nos reuníamos de forma aplicada devido a pandemia. Avaliamos de forma muito positiva e esperamos avançarmos nas nossas pautas de formas mais céleres”, ressaltou.
Ainda conforme o coordenador, o MPA pretende ampliar o trabalho em outros municípios do semiárido piauiense.