Em Picos, todo dia tem um fato novo que sugere que a pré-campanha à sucessão municipal segue de vento em popa, apontando pretensões e novas possibilidades. Os principais pré-candidatos estão todos no mesmo nível e dependendo de definições para afunilar entendimentos. Pela movimentação dos últimos dias, já é possível desenhar alguns cenários, ainda que provisórios e prematuros.
À espera
Pablo Santos (MBD) aguada um possível desembarque da tribo nerista à sua pré-campanha. O staff do emedebista dá como certa a chegada dos neristas, mas tanto o pai, quanto o filho, que são os condutores da nação, continuam mudos no tocante ao tema. Resta saber como o assunto vem sendo tratado nas conversas reservadas com ambos os lados.
Fazendo os cálculos
Lá para o lado do Palácio Coelho Rodrigues, as negociações também são conduzidas por pai e filho. Eles tentam a todo custo manter a parceria com os neristas. Caso a cooperação administrativa venha ser mantida, os comandantes palacianos acreditam que a chance de se manterem no comando, aumenta consideravelmente.
Mudos
Com esse intuito, até a indicação de um nome para comandar a cobiçada Secretaria de Educação, foi disponibilizada para o clã nerista, que ainda não se definiu se aceita ou recusa a ampliação do espaço na gestão. Sendo assim, Gil e Aldo também aguardam a definição dos até então aliados.
Bateu na trave
Nas bandas da terceira via a bola bateu na trave e foi para fora do gol. Os pré-candidatos Marcos Buriti (PRD) e Edmundo Galvão (Psol) ensaiaram a formação de uma chapa para disputar a eleição, mas em menos de uma semana a liga quebrou e os dois preceituáveis retomaram seus projetos de pré-campanha, cada um para um lado.
Saiu do picadeiro
O palhaço Vaguinho (UP) resolveu sair de picadeiro e colocar a pré-candidatura na rua. Neste sábado (13), ele recepciona a direção estadual do partido para dar o ponta pé inicial na corrida pela sucessão do prefeito Gil Paraibano. Na reunião, Vaguinho promete mostrar que tem capacidade de atrair um bom público na urna no pleito de outubro próximo.
Saíram do ninho
Os líderes do Partido Democrático Trabalhista de Picos (PDT) saíram do ninho e realizaram um encontro para debater a posição do partido na eleição de outubro próximo. A reunião aconteceu no formato híbrido – presencial e online – na tarde dessa sexta-feira (12).
Sem conexão
No partido fundado pelo saudoso Leonel Brizola, uma ala defende uma candidatura majoritária, a outra ala prefere que se aprofunde a discussão com as pré-candidaturas já anunciadas. Segundo o presidente da sigla, Glauber Silva, uma coisa é dada como certa, apesar da momentânea falta de consenso, a decisão que for aprovada pela maioria será seguida por filiados e simpatizantes.
Chamado ao confessionário
Em Santana do Piauí, o presidente da Câmara Municipal, João Guilherme, foi convidado a ir ao confessionário revelar quais são suas intenções para a eleição deste ano. O parlamentar andou sendo tentado a disputar a cabeça de chapa, compondo com as oposições.
Contornou
Segundo uma fonte santanense, a prefeita Maria José (Progressistas) e o pré-candidato Neli Borges (PRD) teriam convocado o presidente para um tête-à-tête. Ainda conforme a fonte, tudo leva crer que João não peitará a prefeita e estará no palanque defendido pela gestora.
Tímido
O ex-prefeito Padre Walmir Lima (Sem Partido) anda com uma timidez sem tamanho nesta fase de pré-campanha. O comportamento do ex-gestor não seria normal para quem há menos de três anos detinha uma caneta cheia de tinta, mas como o agora só padre não soube lidar com o provisório mundo do poder, hoje se encontra como diz o título de das canções do cantor e compositor Peninha: “Sozinho”.
Pão comido é esquecido
Padre Walmir Lima quando esteve no poder recebia rasgados elogios de alguns que hoje lhe atiram pedras, mas também pudera, todos os vereadores que davam sustentação ao seu governo no legislativo detinham uma secretaria para chamar de sua, então se viam na obrigação de massagear o ego do ex-mandatário, mas a eminência da perda de poder e barbeiragem do religioso no processo de sua sucessão, fez com que até mesmo aqueles que mais Walmir estendeu a mão e que jamais se imaginaria que lhe abandonassem, lhe deixaram a ver navios.
Prontos para o desafio
A eleição para este ano em Picos para o legislativo terá o acréscimo de duas cadeiras, saindo das atuais 15, para 17 assentos. Vários personagens já estão se habilitando a concorrem a uma das vagas. O agente de saúde Gilson Nogueira (Sem Partido) e o escritor Heraldo Santos, o popular Cobrinha estão nesse hall. Resta saber se com o fim das coligações partidárias, sobram vagas nas legendas para os caricatas.