Cuidar da saúde mental e bem-estar da população é um dos objetivos centrais da Prefeitura Municipal de Picos. Durante todo o ano, são realizadas diversas ações e serviços assistenciais para pessoas que necessitam de apoio e ajuda na área da saúde mental.

Essa política é reforçada todo início de ano, com a realização da campanha Janeiro Branco, que tem como objetivo criar uma cultura de cuidado emocional e apoio às pessoas. Na tarde da última quarta-feira, (10), a Secretaria de Saúde de Picos, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), realizou a abertura oficial da Campanha Janeiro Branco, que este ano tem como tema: “SAÚDE MENTAL ENQUANTO HÁ TEMPO! O que fazer agora? ”, a solenidade aconteceu na sede do órgão, localizado no bairro Ipueiras.

Na oportunidade o Psicólogo do CAPS II, Robson Dias, falou acerca da programação que o órgão vai desenvolver durante todo o mês de janeiro.

“Nós estamos com uma programação com ações que vão enfatizar ainda mais o cuidado com a saúde mental. Iniciamos hoje com uma roda de conversa. Próxima semana vamos realizar uma caminhada em alusão ao Janeiro Branco, para alertar a sociedade sobre a importância dessa campanha, além disso, durante todo esse mês as ações sobre saúde mental serão intensificadas dentro das UBS e Postos de Saúde do município”, destacou.

A Coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Layane Pio, esteve presente no evento e falou como ocorre a atuação do órgão em parceria com o CAPS na Campanha do Janeiro Branco.

“Dentro da Secretária de Saúde de Picos, a gente tem 6 equipes de NASF, que oferta diversos serviços, dentre esses serviços temos os Psicólogos que atuam na prevenção do adoecimento mental. Durante o mês de janeiro eles vão intensificar os atendimentos nas salas de espera das UBS, para escutar e orientar a população sobre os cuidados que devem ter. Nossas ações também serão realizadas em parceria com o CAPS para que toda população que necessite desses serviços seja atendida”, contou.

A Coordenadora do CAPS II, Aurelândia Leal, falou acerca do objetivo da Campanha. “O objetivo dessa campanha é chamar a atenção da comunidade para a saúde mental, enquanto há tempo. O CAPS também trabalha com ações de prevenção, juntamente com as Unidades Básicas de Saúde, onde buscamos informar as pessoas sobre a importância da qualidade de vida para evitar o adoecimento mental”, pontuou.

CCOM-PMP