Os eventos em lembrança aos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023 nesta segunda-feira (8), em Brasília, foram também espaço para articulações e a respeito da sucessão no Ministério da Justiça e Segurança Pública. A previsão, segundo fontes, é que o anúncio do novo ministro saia nesta terça-feira (9).
Desde o fim de novembro, com a indicação de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF), vários nomes já foram aventados para a pasta, mas fontes com quem o blog conversou nesta segunda afirmam que Lula não só já definiu que quer o ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski na Justiça, como já teria conversado sobre o assunto com o amigo que se aposentou da corte em abril, após 17 anos no STF.
Lewandowski participou dos dois eventos em lembrança ao 8 de janeiro de 2023, um no STF e outro no Congresso Nacional. Perguntado, não quis comentar o assunto. Mas seu nome já é visto como preferido para a vaga há semanas.
Segundo as fontes, Lula esperou o 8 de janeiro para fazer a escolha para não tirar o brilho de Dino justamente nos atos que marcam um ano dos ataques às sedes dos três poderes.
G1