Nossa redação recebeu reclamações de empresários da cidade de Picos, insatisfeitos por não poderem abrir o comércio no domingo, dia 24, véspera de Natal. Segundo um empresário da cidade, esse período é muito esperando pelos lojistas. Nossa equipe de reportagem procurou o presidente da Associação Comercial de Picos, Welson Leal Duarte, que explicou que esse acordo poderia ter sido solicitado ao Sindlojas e também a Fecomércio, mas Picos não teve uma solicitação prévia, então ninguém procurou fazer esse acordo.
“Nós temos um grupo de Whatsapp de associados da Associação Comercial e tivemos a reivindicação de um comerciante do segmento de confecção. Mas eu creio que o segmento quer funcionar mesmo no domingo seria o de presentes e confecções. O restante não manifestou esse desejo. Mas vejam só, o Natal foi pego e não é de surpresa. Foi caído justamente no dia de domingo. E o domingo é o descanso semanal do trabalhador. Podendo ser aberto só farmácia de plantão, ou aqueles comércios essenciais postos de combustíveis e alguns supermercados que já fizeram acordo, mas aqui em Picos até temos um sindicato patronal que vamos procurar ver isso, porque tem um poder de negociação que isso daí é chancelado pelo o Ministério do Trabalho então devemos respeitar o descanso semanal do trabalhador e infelizmente o comércio não vai poder ser aberto porque o descanso semanal do trabalhador é no domingo, já previsto, não foi feita negociação, então creio eu que não é aconselhável ser aberto”, explicou.
Questionado, caso o empresário descumpra essa norma, fica sujeito alguma multa, o sindicalista afirma que sim. “Com certeza, o sindicato dos trabalhadores é sempre atento e formaliza denúncia ao ministério do trabalho”, disse.
Associação Comercial aconselha o público da grande região de Picos fazer suas compras no sábado, que é um dia de movimentação grande na cidade com a presença de várias pessoas da macrorregião e deixar o domingo para o descanso dos trabalhadores que atuam no comercio.
Confira a entrevista
Welson Leal Duarte