Comenta-se nos arredores do Palácio Coelho (Sede do Poder Municipal Picoense), que foi oferecido o comando da Secretaria de Educação ao o ex-prefeito Zé Neri. Segundo fontes palacianas, o prefeito Gil Paraibano (Progressistas), passou a bola para o deputado Nerinho (PT) e o ex-prefeito Zé Neri. Resta saber como ambos e seus comandados irão tratar a pelota.
Podem ir para a metrópole
Os neristas que ocupam apenas espaços periféricos na gestão do prefeito Gil Paraibano (Progressistas), poderão ganhar um recinto na área nobre da metrópole comandada por Paraibano. Conforme fontes com livre trânsito no palácio, a oferta que havia sido feita dias atrás e foi reafirmada durante uma reunião de parte do grupo nerista, a qual participaram o deputado Aldo Gil (Progressistas), seu assessor Edvan de Sousa, empresário João Pipoca e o motorista, mas que atua também como observador político do palácio, o Niel.
Divididos.com
Segundo um pardalzinho, a nação está para lá de dividida em relação ao rumo a ser tomado na eleição do próximo ano. Conforme o passarinho, é consensual que a decisão da maioria será respeitada no destino a ser seguido, mas algumas figuras estão tendenciosas a não querem desagradar o governador Rafael Fonteles.
A regra é clara
A Câmara Municipal de Picos realizou sessão extraordinária onde foi aprovado um Projeto de Lei de autoria do presidente Eriberto Barros (Progressistas) que “Dispõe sobre emenda modificativa a Lei Orgânica Municipal para acrescentar dispositivos ao art. 131 da Lei Orgânica do Município de Picos, para adotar o processo legislativo orçamentário municipal as emendas impositivas previstas na Emenda Constitucional nº 126, de 21 de dezembro de 2022.
De olho nos valentões
Os vereadores aprovaram o novo Regimento Interno da Câmara de Picos proposto pela “Diretora”. Segundo o presidente Eriberto Barros (Progressistas), o dispositivo aprovado disciplina melhor os debates e punirá de forma mais severa possíveis arranca rabos que por ventura a venha acorrer por parte dos valentões.
Querem borrifar
O suplente de vereador Zacarias Teixeira (PT), anda meio que tiririca da vida. É que andam tentando borrifar sua pré-candidatura a uma vaga no legislativo picoense no pleito vindouro. O petista declarou que não identificou ainda quem é o borrifador, mas a atitude vem prejudicando seu trabalho de pré-campanha. Ele declarou que vários eleitores seus já lhe procuraram afirmando que foram informados de que ele havia desistido de disputar o cargo.
Divisor das aguas
O vereador e pré-candidato a prefeito de Picos, Marcos Buriti, (PRD), voltou a criticar o fato do seu nome não ter sido incluído em mais uma pesquisa eleitoral. A sondagem que foi realizada pelo instituto amostragem consultou a intenção do eleitor, tendo como opção apenas o prefeito Gil e o deputado Pablo Santos. Buriti garante que será o divisor de águas entre os outros dois postulantes.
Gelados
Em Itainópolis o clima sucessório anda mais frio do que na Antártida, considerada o lugar mais frio do mundo. Segundo informações vindas da Itália piauiense, como é apelidado o município, o prefeito Miguel Rodrigues (Republicanos) conseguiu recentemente uma cuia de sal, e ao que tudo indica, pela falta do produto ele não correrá risco de deixar de ser o máster chefe.
Dispostos
Pelo lado da oposição o ex-prefeito Zé Maia (PL), e o vereador Maninho de Henrique (PL) aguardam resultado de pesquisas para que possam se definir em ordem cada um ficará na chapa majoritária. Ambos seguem com agendas unificadas e a tendência que eles enfrentem o atual gestor e sua cuia de sal.
Atentos
Os dirigentes partidários de PT, PCdoB e PV do município de Picos estiveram reunidos para começar a discutir a tática eleitoral para eleição do ano que vem. As lendas que integram a federação Brasil da Esperança querem ampliar a representação na Câmara Municipal.
Vão colocar tapumes
Detalhes segundo relatos de uma fonte, líderes dos partidos querem a ampliação do espaço, mas com os nomes já filiados às agremiações. Conforme os relatos no mínimo eles aceitarão postulantes aos quais a densidade eleitoral seja inferior aos detentores de manado da federação a ideia é erguer tapumes na entrada para evitar que medalhões adentre no recinto.
Será se vinga
Um grupo de petistas picoenses está estudando a a possibilidade de lançar uma candidatura coletiva para tentar conseguir uma das 17 cadeiras em disputa na Câmara Municipal na eleição de outubro próximo. Um dos idealizadores da proposta revelou à coluna que apesar de ser algo novo em Picos, essa experiência já existe em outras regiões e foi bem-sucedida.
Como seria?
O mandato coletivo consiste na desistência de algumas candidaturas em prol de um nome que represente dementadas comuns. Resta saber em se caso de vitória nas urnas, como ficaria a montagem de gabinete e a divisão dos numerados.