No mês de dezembro o Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos, CTA, realiza atividades que buscam orientar a população contra o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. A campanha, também chamada de dezembro vermelho, intensifica as ações de prevenção realizadas durante todo o ano.

Em entrevista ao Portal Grande Picos, o coordenador do CTA, Fábio Bernardes, falou sobre a programação que deve durar todo o mês, e falou sobre as atuações que tiveram início no fim de novembro. “Já fizemos atividades nos postos Antenor Neiva, no posto do Morrinhos, e estamos indo no Abrigo dos Idosos, onde vamos estar realizando as coletas com todos os idosos de lá e com os funcionários também”.

A programação para a realização das atividades contará com encontros para coletas de materiais, vacinação, orientações sobre as doenças e como se previnir, verificação de pressão e etc. As ações acontecem nos dias 06/12, 08/12, 19/12, 20/12 e contam com a participação e parceria do SEST SENAT, faculdade FAEL, Escola Técnica Picoense e com o apoio dos estudantes de medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

No dia 6, o chamado Dia D, as atividades serão em frente ao CTA. No dia 8, as equipes estarão na comunidade Louzinho Monteiro. No dia 19, na UBS do bairro Morada do Sol e no dia 20, na praça Félix Pacheco, Centro de Picos.

“No Dia D vamos estar na frente do CTA realizando vacinação pra Hepatite B. A pessoa que queira tomar a vacina pode trazer o cartão de vacina da hepatite que a gente vai analisar o cartão de vacina para a pessoa poder tomar”, explica Fábio.

Dia 06 também haverá distribuição de auto testes que facilitam a testagem em casa pela pessoa.

NOTIFICAÇÕES

Sobre os casos de HIV em Picos esse ano, Fábio explica que foram 43 novos casos ao todo. “A nível tanto de Picos como a nível de estado, teve uma diminuição, porém fica o alerta, isso não é um sinal que nós vamos estar diminuindo os cuidados, muito pelo contrário”, pontuou.

Segundo ele, o aumento é entre jovens na faixa etária dos 20 e 30 anos. E por esse motivo o CTA tem focado suas ações nos jovens dessa faixa etária nos últimos meses.

Em resumo, as atividades para Dezembro vermelho refletem um compromisso contínuo com a conscientização e prevenção, como também suporte a comunidade, com a esperança de que essas ações contribuam para o futuro com menos casos de HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.

CONFIRA O AUDIO