A Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa foi prorrogada, com as novas datas os criadores têm até o dia 30 de dezembro para comprar a vacina e fazer a imunização dos animais e até o dia 15 de janeiro para fazer a certificação.

O engenheiro Agrônomo da ADAPI de Picos, Antônio de Moura Neto, explica que a baixa procura pela vacina e as altas temperaturas podem ter ocasionado a baixa procura.

“A baixa procura da pessoa para certificar o rebanho, porque a gente já sabe que o pessoal está acostumado com essa procura. Essa onda de prorrogação e já espera que vai haver mesmo. Mas também tem a questão do período muito quente do ano, o pessoal estava procurando deixar para vacinar mais para frente quando houver uma maior chuva. E realmente foi uma das questões maiores. Não é nem a temperatura em si, mas é a falta de alimento, o gado está muito magro, praticamente os últimos estoques de forra já está se acabando e o pessoal evita aplicar vacina nesse período. Então nesse primeiro momento a meta não tinha sido alcançada ainda e foi prorrogada por conta também disso aí no caso”, disse.

O engenheiro Agrônomo da Adapi de Picos, Antônio de Moura Neto, faz um alerta aos criadores para os novos prazos. “Nós fazemos um apelo para que o produtor compre logo e venha certificar, para evitar acúmulo de pessoas aqui nos escritórios, porque nós estamos com pouca gente, muita gente de férias, outros com atestado de saúde. Então procure, compre a vacina e venha logo fazer a certificação”, conta.

A meta é que a cobertura vacinal alcance o percentual mínimo de 90% dos rebanhos bovinos e bubalinos do Piauí.

Confira a entrevista

Antônio de Moura Neto