Início Colunas Panorama: Pablo pesca alguns peixes da lagoa de Gil Paraibano

Panorama: Pablo pesca alguns peixes da lagoa de Gil Paraibano

O deputado licenciado e pré-candidato a prefeito de Picos, Pablo Santos (MDB), lançou sua tarrafa na lagoa do prefeito Gil Paraibano (Progressistas), e conseguiu pescar alguns peixes do lago governista. Estão agora no tanque do emedebista, o ex-secretário de Agricultura Reginaldo Osvaldo e sua esposa, pré-candidata a vereadora Franciele Antônia, a líder política da região do Coroatá Anizinha e o médico Gutemberg Rocha.

Idas e vindas

Gutemberg já disputou várias eleições, na última de 2022 ele pleiteou uma cadeira na Assembleia Legislativa pelo PSD no palanque do então candidato Rafael Fonteles, mas na reta final ele caiu no conto do senador Ciro Nogueira e migrou para a sacada do sobradinho do ex-prefeito Teresina, Silvio Mendes, e juntos foram devorados pela leitoa. No pleito de 2020, ele foi o companheiro de chapa do empresário Araujinho (PT).

Visitinha de beija-flor

O prefeito Gil Paraibano (Progressistas), acompanhado do seu filho e principal articulador político, o deputado Aldo Gil (Progressistas), fizeram uma visita de cortesia ao ex-prefeito Zé Neri. A foto do encontro dos três políticos gerou um grande burburinho no grupo da oposição. Existe no seleto grupo, gente bastante incomodada com a situação do homem de muita fé que flutua livremente pelos palácios de Karnak e Coelho Rodrigues.

Indignados

Há no grupo oposicionista aqueles mais indignados com a situação que defendem que o governador Rafael Fonteles (PT) abandone a comitiva do presidente Lula na agenda que o presidente cumpre no exterior e venha colocar a peixeira na goela dos néris.

Natural

Já o deputado Aldo Gil disse que não entende o espanto de alguns membros da oposição. Segundo ele, a visita feita por ele e o prefeito Gil, foi a um aliado de primeira hora e que não foi reafirmado nenhum compromisso, porque em momento algum houve quebra de comprometimento entre Gil e Zé, e a parceria entre os grupos políticos liderados por ambos está igual a impermeabilizante quando é misturado a cimento.

O grande encontro

E por falar em Aldo Gil, o parlamentar reuniu parte do elenco já convocado para defender a permanência do prefeito Gil no comando do Palácio Coelho Rodrigues, sede do poder municipal. O encontro aconteceu na residência de Aldo, e lá foram estudadas várias táticas eleitorais para serem colocadas em prática quando o árbitro apitar o início do jogo.

Marmenino

Diante do cenário trazido pela a última pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem, já existe integrantes dos grupos de adversários do prefeito Gil Paraibano (Progressistas), propagando em alto e bom som que o tapete vermelho estendido para receber Xandú Neri poder ser recolhido. A justificativa para a recolhida do carpete seria o baixo desempenho da petista na sondagem para candidata a vice na pesquisa do Instituto Data Max.

Muita confiança

Pois não é que tem deles argumentando que o custo benefício de um possível desembarque do grupo nerista no palanque oposicionista deve ser minuciosamente analisado. Estes acreditam piamente que dá para vencer folgado a peleja eleitoral sem o apoio da nação nerista e ainda se livrariam de prováveis calundus do chefe da nação, tanto na campanha como em uma possível gestão.

Já percebeu

Segundo um dos comandados do romeiro, o guru já teria percebido a movimentação em relação a resistência ao seu grupo por uma parcela dos oposicionistas. No ponto de vista do regido caso, se esse movimento ganhar força, será o argumento ideal para o homem de muita fé anunciar “daqui não saio, daqui ninguém me tira”.

Determinados

O empresário e pré-candidato a prefeito do município de Aroeiras do Itaim, Marciano Macedo (PSD), e seu futuro companheiro de chapa Nênio Neves, que também é conhecido por Zuza, mesmo sem estarem exercendo cargos públicos, estão demonstrando para a população aroeirense que caso cheguem a administrar o município, poderão colocar a cidade nos trilhos do progresso.

Em ação

Recentemente eles conseguiram viabilizar a perfuração de poços artesianos em várias comunidades da zona rural e ainda adquiriram um trator de pneu equipado com todos os implementos que vai beneficiar os agricultores familiares do município. De acordo com um conhecedor da política das Aroeiras, as chances de a dupla acabar com o feudo da família de Deus, que se revezam no comando do poder desde da emancipação do município, são grandes. De acordo com o observador, não é à toa que a cidade figura como uma das menos desenvolvidas do estado.

Batendo cabeça

Enquanto na oposição a situação já está definida, do lado governista as coisas ainda estão nebulosas. O prefeito Bil de Deus (PT) tem direito à reeleição, porém parece que o ex-prefeito Wesley de Deus anda com muita saudade da caneta cheia de tinta. Conforme a fonte da coluna, o clã de Deus está divido em relação ao nome que irá encabeçar a chapa no pleito do ano que vem.

Vozes do além

Em Santana do Piauí, a sucessão da prefeita Maria José (Progressistas) poderá ganhar um novo contorno,. É que o presidente da Câmara Municipal, João Guilherme (MDB), que estava apalavrado para compor a chapa majoritária governista com o pré-candidato a prefeito Neli Borges, parece que vem ouvindo vozes do além.

Inclinado

Conforme uma fonte lá do antigo “Saco do Engano”, o presidente está inclinado a embarcar em uma proposta feita pelo grupo de oposição e disputar o comando do município contra o grupo da atual gestora.

Muita calma nessa hora

Mas na visão de um santanense que acompanha a política do município, é bom que o vereador tenha muita calma caso decida embarcar no projeto oposicionista. Tudo isso porque dizem que seu principal conselheiro como condutor de grupo político é nota ‘0, alguma coisa’.