Início Colunas Panorama: Começou a Black Friday da política picoense

Panorama: Começou a Black Friday da política picoense

Comentários circulam à boca miúda nos becos e vielas da cidade de Picos que já teve início a Black Friday de lideranças políticas. Diz que todos os grupos foram às compras e que no início do mês de dezembro haverá pula pula de ambos os lados. 

Dica

Um economista com vasta experiência no seguimento político, deixou uma dica para aqueles que irão fazer aquisição de cabos eleitorais. Na opinião dele, seria bom antes de fechar o negócio, consultar o INMETRO. Será o que ele quer dizer com isso, em?  

O maioral

Segundo os números de uma pesquisa eleitoral realizada pelo instituto Data Max, o vereador Wellington Dantas (PT) é o preferido entre os postulantes à vaga de candidato a vice-prefeito na chapa que será encabeçada pelo deputado licenciado Pablo Santos (MDB), para a prefeitura de Picos na eleição do ano que vem. WD obteve 27.65% da preferência dos eleitores entrevistados na consulta. Em segundo lugar ficou o presidente da Câmara Municipal, Eriberto Barros (Progressistas), com 20,94%; terceiro lugar, com uma diferença de 10,26%, ficou a vice-prefeita Xandú Neri (PT), e no rabo da fila ficou o empresário Joseli Lima, o Zimim, com 6,47% da preferência dos eleitores abordados pela sondagem.

Diagnóstico 

A pesquisa eleitoral foi bastante repercutida na sessão da última quinta-feira (23). O vereador Hugo Victor (MDB) atribuiu a má gestão do prefeito Gil Paraibano, a boa performance do deputado Pablo Santos, revelada pela sondagem. Na visão do emedebista, houve uma paralisia no governo municipal.  

Cala te boca

O líder do governo, Evandro Paturi (MDB), ressaltou que a pesquisa mostra apenas um recorte do momento. Paturi rebateu a afirmação feita pelo colega em relação à administração municipal. Segundo ele, é melhor que os opositores do prefeito não queiram comparar gestão, pois as defendidas por eles não servem modelo, é sinônimo de ineficiência.

Quis saber

O vereador Evandro Paturi indagou o líder da oposição, Wellington Dantas, sobre quem irá ocupar a vaga de candidato a vice do deputado Pablo Santos, se será WD, ou presidente da Câmara, Eriberto Barros (Progressistas), que ficou tecnicamente empato com o petista na pesquisa.

Foi categórico

Wellington Dantas foi categórico na reposta, o parlamentar afirmou que seria uma honra para ele ocupar o espaço, e outros membros do grupo comungam do mesmo pensamento seu, mas o espaço está reservado para uma mulher que irá descer as escadas do Palácio Coelho Rodrigues. O vereador foi além, afirmou que essa mulher é de uma família tradicional da política picoense. Quem será, em?    

Não se cacifou

O presidente do legislativo picoense, Eriberto Barros, fez questão deixar claro que não está se cacifando para pleitear a vaga. Barros declarou que na política tudo é possível, mas no momento está focado em seu mandato e em gerir a Mesa Diretora da Casa do Povo.

Fez um lembrete

Já o vereador Dedé Monteiro (Progressistas) lembrou os colegas que nas eleições municipais todos candidatos que largaram na frente nas pesquisas, rodaram no tronco da aroeira.

Anunciou a boa nova

O vereador e pré-candidato a prefeito de Picos, Marcos Buriti, enfim revelou por qual partido disputará a eleição do próximo ano. Após analisar proposta de várias siglas, ele bateu o martelo e vai comandar o diretório do Partido Renovação Democrática (PRD), resultado da fusão entre o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Patriota. Buriti garantiu que apesar de não tido seu nome incluso na pesquisa do instituto Data Max, mas na pesquisa ‘Data Povo’, está palmo a palmo com Gil Paraibano e Pablo Santos.

De volta ao batente

O empresário Adalberon Filho, que esteve à frente da organização do Picos Fest Berro, evento que foi realizado no mês de outubro no município picoense, voltou as atenções para sua pré-candidatura a uma cadeira na Câmara Municipal. Beron Filho, como também é chamado, vem recebendo manifestações de apoio ao seu projeto político de cidadãos comuns e de membros de diversos seguimentos da sociedade local.

Animados

Durante a vista que fez a cidade de Picos, o governador Rafael Fonteles, trocou figurinhas com integrantes do grupo da oposição do município de Paquetá do Piauí. A conversa parece ter sido animadora para o ex-prefeito Cristiano Portela (MDB) e o vereador Daniel Moura (PT).

Harmonia

Os dois políticos devem ser os escolhidos para desafiar o prefeito Cleyton Barros (Progressistas), faltando definir apenas a ordem de cada um na chapa majoritária. Segundo uma fonte do vizinho município, pesquisas de intenção de votos serão usadas como critério para a escolha do cabeça de chapa, mas de acordo com a fonte, os entendimentos estão ocorrendo em clima de total harmonia. 

Anunciou       

Em Vila Nova do Piauí, o atual prefeito Manoel Bernardo, “o Belim”, ratificou sua pré-candidatura à reeleição. Ele terá como companheiro de chapa Deijano Lima (PSD). Os dois confirmaram o acordo nesta quinta-feira (23).

Anunciou II

Aproveitando a visita que fez o deputado federal Florentino Neto (PT) ao município de Santa Cruz do Piauí, e a presença em peso das principais lideranças políticas que fazem parte da sua base, o prefeito Barroso Neto (PT) anunciou o nome da fisioterapeuta Laís Barroso como pré-candidata a disputar sua sucessão. Lá haviam outros nomes do seu grupo almejando o posto, mas o mandatário conseguiu uma coalizão de forças e bateu o martelo em torno do nome sua preferência pessoal.

Controversa

Notícias vindas das bandas do município de Monsenhor Hipólito dão conta de que a aliança política firmada pelo prefeito Djalma Policarpo (Progressistas), com o ex-prefeito Timá (MDB), até agora não deu liga. Segundo uma fonte, a principal dificuldade para o ajuste ganha solidez, é falta de confiança que existe entre os dois líderes políticos.

Tenção

Lá para as bandas do grupo de oposição, conforme a mesma fonte, há também obstáculo a ser superado. O ex-prefeito Zeno Bezerra (PSD) será o desafiante do atual mandatário, no entanto, parece a haver indefinição caseira entre o cantor Mariozan Rocha (PT) e sua irmã, pelo posto de candidato a vice do ex-gestor.