O titular da Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária do Estado do Piauí, Aurino Guimaraes, explicou o que é o Programa Piauí Mais Genética e destacou a importância do programa para os pequenos criadores.

“Nós vamos, através da biotecnologia, da inseminação artificial, aonde os pequenos produtores vão ter acesso, porque é uma tecnologia ainda cara e que só fazem os grandes produtores a quem tem acesso e podem pagar por isso. Então o governo voltado para atender os pequenos, então o governo está investindo agora 20 milhões nessa primeira etapa, onde nós vamos garantir para o próximo ano a inseminação, pelo menos 200 mil inseminações. Então os produtores vão se cadastrar, vai ser dado assistência técnica, questão de manejo e como aquele animal vai estar pronto para receber aquele sémem e o que é que significa isso. Imagina você ter uma vaca que hoje para 2,5 litros de leite, aí ela vai receber. Ser um sêmen de um reprodutor puro, de pura origem, é chamado PO, se for de interesse leiteiro, você vai poder ter um filhote aí, uma vaca futura produzindo 15, 20 litros de leite. Então é um salto muito grande na genética do estado do Piauí. Também não é só voltar com o leite, com o gado de corte também”, explicou.

O coordenador conta que serão emprestados durante um ano um reprodutor, onde ele vai cobrir todas as fêmeas daquele loto produtor e depois ele devolve para passar para outro produtor.

“E assim será feito. Então está de parabéns o governador Rafael, está de parabéns o nosso secretário Fabio Abreu, porque é uma ação de fomento para os pequenos produtores. Os pequenos são quem precisa. No Piauí o governador tem atraído, nós estamos no sul do estado, que é muito forte no gado de corte, nós estamos agora, já foi lançada a pedra fundamental. Para um frigorífico chamado botão de sola, onde vai ter que ser gerado três mil empregos. Então nós precisamos de proteína, o que é proteína, é carne animal, é uma indústria de proteína que vai estar fazendo o abato dos animais. Então isso visa fortalecer o nosso rebanho no estado de Piauí”, disse.

Os cadastros devem começar em dezembro somente no norte do estado. Para a cidade de Picos, ainda não tem data definida.

Confira a entrevista completa o Coordenador da Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária do Estado do Piauí, Aurino Guimaraes.