Aconteceu na tarde desta quarta-feira (08), no pátio do campus Senador Helvidio Nunes de Barros – da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Picos, uma “ Roda de Conversa”, sobre lutas e reivindicações em torno da educação pública.

De acordo com o diretor geral da ADUFPI – Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI), no campus de Picos, professor Romildo Araújo, o evento fez parte do calendário local da paralisação nacional dos servidores da universidade.

Segundo o estudante Victor Batista, representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) do campus Picos, a luta pela melhoria na qualidade da educação pública precisa ser retomada. De acordo com ele, após a pandemia de covid 19 e a falta de abertura do governo anterior, ficou um pouco adormecida.

O representante dos técnicos da Universidade Federal, Idelmácio de Moura, ressaltou que a categoria não está reivindicando reajuste salarial, mas sim a recomposição das perdas inflacionarias, além de melhorias nas condições de trabalho.