O I Seminário sobre Estratégias de Prevenção e Repressão aos Crime Violentos Contra o Patrimônio acontece nesta segunda-feira (06). O evento reúne autoridades policiais de instituições como Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar do Piauí e de outros estados da federação.
O evento tem como objetivo capacitar policiais militares lotados no 4º Batalhão da Polícia Militar -sediado em Picos, conforme destacou o comandante 4 BPM de Picos, Tenente coronel Felipe.
“Foram escolhidos os melhores instrutores, em nível nacional, para vir até o Piauí e ministrarem as instruções, as palestras necessárias para que nosso efetivo tivesse as instruções para que pudessem agir acertadamente no momento em que houvesse aqui na Cidade. Então será um seminário de cinco dias exaustivos de instruções iniciando. Da manhã até a parte da tarde e no último dia será efetuado um exercício simulado de tomada de cidades e de crime contra a instituição financeira e um determinado local a ser escolhido ainda pela equipe de construção. Estamos esperando sair mais capacitados para enfrentar esse tipo de delito aqui da nossa tropa do 4º BPM e de todo o semiárido do Estado”, disse.
Comandante do policiamento especializando da Policia Militar do Piauí, Coronel Gomes, falou sobre a importância do evento e destacou que a cidade de Picos foi escolhida justamente por ser um local estratégico.
“Na verdade, esse evento é um evento que envolve vários órgãos. Picos foi escolhido em relação à sua posição geográfica estratégica. Nós iremos fazer um exercício simulado de ataques às instituições financeiras para que a gente possa melhorar o nosso processo de enfrentamento ao crime organizado, voltado para essa área de ataque às instituições financeiras. Então, vai ganhar o 4ºBPM com a expertise que vai ser trabalhada durante a semana e vai ganhar a Polícia Militar e os outros órgãos, porque teremos, ao final, um plano de defesa específico para fazer enfrentamento a essas ações criminosas”, explicou.
O tenente coronel da Polícia Militar do estado do Alagoas, Raumário Santos, foi responsável por ministrar uma das palestras do seminário, à nossa reportagem ele falou da importância de o efetivo estar sempre passando por novas capacitações.
“A palestra, de forma resumida, ela vai tratar do aspecto histórico do crime violento com patrimônio no Brasil. Então, o recorte que fizemos é o período do cangaço, onde a figura mais conhecida é o Lampião. A gente vai partir para o cangaço com uma simbioses, com um banditismo que assolou o Nordeste como um todo, até chegar as novas modalidades de crimes, que a gente entende que alguns aspectos, inerentes ao ser humano, ele vem percorrendo desde o cangaço até o atual modalidade de crime, que será objeto de estudo aqui nesse curso, né, que é o domínio de cidades. Entendemos que nada é estanto, que tudo parte do princípio de uma evolução e entender a teologia de um fenômeno é fundamental, entender como ele se iniciou”,disse.
O tenente coronel Sousa Almeida, comandante do BOPE da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, também ministrou uma palestra no evento e destacou que o foco principal da palestra é sobre o trabalho do policial para proteger a vida.
“ que está dando um passo largo frente ao combate desses crimes violentos contra o patrimônio. São as ocorrências que a população conhece como o novo cangaço e que já está num nível mais acima que é o domínio de cidades. Então, Picos é a primeira cidade aqui do estado POI a receber esse treinamento. Várias outras unidades do Brasil já tiveram esse tipo de simulado e preparação da tropa. E o nosso principal compromisso é com a vida, tanto da população como dos nossos policiais. Então, basicamente aqui, se eu tiver que resumir em algumas palavras o que a gente vai tratar nessa semana, vai ser garantir Então a gente ensina procedimentos aos nossos policiais para o que fazer perante uma ocorrência dessa natureza” disse.
O seminário acontece no Auditório Severo Maria Eulálio na ACINP (Associação Comercial e Industrial Grande Picos). E o treinamento tático dos efetivos acontecerá durante esta semana com simulações realizadas nas ruas da cidade.