Como se comportará o ex-prefeito Padre Walmir Lima (Sem Partido) na eleição do próximo ano? O religioso anda meio sumido dos holofotes da política picoense. WL detém indicações na gestão do prefeito Gil Paraibano (Progressistas), mas mantém fortes ligações com o deputado Severo Eulálio (MDB), que é o principal entusiasta da pré-candidatura do deputado Pablo Santos.

Sem tinta na caneta

Apesar de não mais possuir uma caneta cheia de tinta, o ex-gestor detém o legado de um dos melhores prefeitos dos últimos anos, fato que é reconhecido por seus antigos aliados que hoje são seus adversários. Como é dito pelos próprios antagonistas ao padre, em todas os bairros e povoados existem uma obra executada nas gestões do ex-prefeito.

Será se ainda vale?

Segundo um experiente político da cidade, o crédito que tem o ex-prefeito deve ser considerado na “Mesa Redonda” da sucessão. Na visão do especialista, não importa a origem do recurso ou quem intermediou, o que fica no imaginário das pessoas como pai da ação, é quem cortou a fita.

Leilão

Em quase todos os municípios da região, a pré-campanha eleitoral para a eleição do ano que vem se transformou em um verdadeiro leilão. Tem pré-candidato que para impulsionar suas estratégias estão arrematando um assado de frango de granja ao preço de uma galinha caipira cheia.

Rejeitadas

Nestes municípios há joias que já foram subidas várias vezes, mas ninguém sequer veio a colocar preço, imaginem arrematá-las, pois só compensaria se fosse para ofertar para seus adversários, que com certeza recusariam a oferta.

Gastando sola do sapato

O deputado licenciado e pré-candidato a prefeito de Picos, Pablo Santos (MDB), começou a fazer hora extra no trabalho de moldura de sua pré-candidatura a prefeito. O emedebista tem intensificado as conversas com os aliados para alinhar as estratégias para o embate eleitoral do ano que vem. Segundo uma fonte próxima ao parlamentar, um dos pontos de pautas das conversas é a montagem das chapas proporcionais. É que ele não quer que haja algum tipo de desconforto entre os partidos que formarão seu futuro palanque, por isso Pablo irá ajudar a por os “pingos nos is”

Anunciação

Outro postulante ao Palácio Coelho Rodrigues (sede do poder municipal picoense), que se movimentou essa semana, foi o vereador Marcos Buriti (PT). O pré-candidato informou à coluna que esteve em Teresina e que em breve anunciará o partido pelo qual irá disputar a eleição. Ainda segundo ele, o presidente estadual da sua futura legenda lhe deu garantias de que ele comandará a sigla no município e terá total atenção da cúpula da agremiação em sua empreitada.

No páreo

Correndo por fora, o empresário Cacique tem reafirmado constantemente que está no páreo para disputar a sucessão no ano que vem. Ele afirmou que pelos guetos que tem passado vem recebendo manifestações de apoio e tem percebido que o eleitorado picoense deseja um estreante na política, ocupando o cargo máximo no município. Cacique afirmou que tem muita gente já fazendo C.

Observando

Já Gil Paraibano (Progressistas) avalia a movimentação dos seus adversários sem alarde e de forma discreta. O gestor parece não estar preocupado com a eleição. Quando é questionado sobre o tema, Paraibano sempre responde que suas atenções estão voltadas para a gestão do seu atual mandato.

Esfriaram

Em Santana do Piauí, parece que os grupos que fazem oposição à prefeita Maria José (Progressistas), desistiram de montar uma chapa para concorrer com o vice-prefeito Neli Borges (PTB), candidato da chapa governista, ou estão recarregando as baterias para acelerar na pista da sucessão no ano que vem.

Absoluto

Lá para as bandas de São João da Canabrava, o prefeito Elson Silva (MDB), reina absoluto até o momento, é muito tímida a movimentação do grupo de oposição ao emedebista. A probabilidade para que ele não tenha concorrente existe e é bem grandona.

Repaginado

O suplente de vereador Pedro Coca (MDB) parece que aprendeu a entender como funciona a politica picoense. O homem deu uma repaginada no seu projeto político para a disputa de vaga Câmara Municipal de Picos no pleito vindouro. Na percepção daqueles que acompanham a política picoense, se ele mantiver a estratégia, uma das 17 cadeiras em disputa, será sua.