Na manhã desta sexta-feira (03), a assistente social e coordenadora do Hemocentro Regional de Picos, Ana Paula Batista, destacou sobre a ação desenvolvida durante o mês de outubro na Universidade Federal do Piauí (UFPI), que após dez anos, recebendo caravanas de alunos, foi a vez do Hemopi sair para a universidade e realizar uma coleta externa, onde foi registrada a maior coleta em um único dia registrada pelo centro.
Durante a ação desenvolvida na universidade, foi possível bater uma meta extraordinária, um recorde de coleta em Picos que nunca se tinha visto antes. Segundo os dados de Ana Paula, só nesse dia, foram coletadas 153 bolsas de sangue.
Na ocasião, Ana Paula comentou sobre a evolução do serviço de hemoterapia no município que sempre está buscando estratégias de sensibilização e de fidelização dos doares, e que devido a isso, o trabalho vem fluido positivamente, não apenas aqui no município, mas em toda macrorregião.
A assistente social destacou ainda em primeira mão que com essa campanha na UFPI, foi conseguido chegar a um tipo raro de fenótipo sanguíneo. “Uma doadora com sangue O negativo, e um fenótipo não raro, mas raríssimo, que se deu através da realização da imuno dela, a gente conseguiu chegar a esse fenótipo que precisa ser estudado e avaliado, e isso para nós é muito gratificante”.
CONFIRA A ENTREVISTA