Na convenção municipal que foi realizada no último sábado (21), percebeu-se que a cúpula estadual da sigla está com a autoestima mais alta do que as nuvens. O vice-governador Themístocles Filho, durante seu discurso no evento, chegou a dizer que a eleição do ano que vem, para o deputado Pablo Santos, será igual a um jogador de futebol cobrar um pênalti sem o goleiro debaixo da meta. Para um experiente político da cidade, faltou um punhado de humildade por parte do cacique emedebista. 

Foi lançado

O deputado estadual Severo Eulálio, foi lançado pelos caciques do seu partido – o MDB – para disputar uma cadeira na Câmara Federal na eleição de 2026. Caso a candidatura do emedebista vingue, vai colocar alguns prefeitos ligados ao parlamentar em maus lençóis. Isso porque vários deles estão apalavrados com o deputado Castro Neto (MDB), que irá tentar renovar seu mandato. 

Bom de matemática

Mas, segundo um dos prefeitos, na matemática do presidente estadual da legenda, o senador Marcelo Castro, os cálculos, com seu amigo “Rochinha”, já foram feitos e haverá condições dos dois obterem êxito na disputa. Resta saber se a conjuntura política em 2026 permitirá tal arranjo.    

Medo da porca

Os pré-candidatos a vereadores do grupo de oposição estão temerosos quanto a se filiarem ao MDB. A análise que se faz é que os maiorais da sigla terão mantidas suas cadeiras cativas. Já a turma do xerém poderá servir apenas como bucha de canhão e, de quebra, ainda saciarão a fome da leitoa.

Sonhando grande

Apesar do medo dos pretensos candidatos ao legislativo de se abrigarem na agremiação partidária, o vereador Hugo Victor garante que o partido trabalha com boa perspectiva de eleger até cinco vereadores e também voltar a deter o maior número de cadeiras no parlamento local. 

Ausentes

Na convenção, algumas ausências foram sentidas. O empresário Josely de Lima Oliveira, popularmente conhecido pelo apelido “Zomim”, que apoiou o governador Rafael Fontes (PT), foi uma delas. Segundo as más línguas, o motivo da não ida do empresário ao banquete emedebista foi calundu.com.

Calundu

Conforme uma fonte, a posição de Zomim ainda não está definida. Portanto, não se sabe como ele irá abrigar seu grupo político na eleição do ano que vem. A princípio, ele descartou a possibilidade de filiá-los no PSD, juntamente com os seguidores do deputado Thales Coelho. Neste cenário, eles dividirão o comando da legenda na “Capital do Mel”. Já a outra alternativa, que é levá-los para o MDB, parece não ter agradado o empresário.   

Fome com vontade de comer

Outro que não deu o ar da graça no piquenique foi o presidente da Câmara Municipal, Eriberto Filho (Progressistas). Segundo pessoas próximas ao parlamentar, sua ausência se deu devido a um choque de agendas, pois ele já tinha compromissos marcados para a mesma data. Mas, ainda de acordo com as más línguas, o choque de agenda foi “A fome com a vontade de comer”, pois seus aliados entendem que o presidente não está recebendo o tratamento merecido na “Mesa Redonda” da sucessão.

Festa de arromba

Na noite da última quinta-feira (26), a Câmara Municipal de Picos realizou uma sessão solene para a entrega do título de cidadania ao deputado estadual Thales Coelho, e ao médico Jayronn Santos. As galerias do plenário Pedro Barbosa ficaram lotadas de amigos, familiares e admiradores dos homenageados.

Não deu o ar da graça

A honraria recebida pelo deputado havia sido proposta pelo vereador Filomeno Portela (Progressistas), mas as curvas da política fizeram com que os parlamentares seguissem caminhos diferentes. Sendo assim, o vereador não compareceu à solenidade para fazer a entrega da placa ao antigo aliado. Coube ao presidente do legislativo picoense, o vereador Eriberto Barros, fazer as honras da Casa. Já a homenagem para o médico Jayronn Santos foi proposta pelo saudoso vereador Gilson Nunes. Coube ao filho do falecido, Samuel Nunes, fazer a entrega da placa ao homenageado.   

Mudou de lado

O cabo eleitoral Pedro Antônio de Araújo, também conhecido como (Dôdo), mudou de rota com sua atuação no povoado Lagoa Comprida. Ele, que era ligado ao vereador Rinaldinho (MDB), decidiu aderir à base de apoio do Prefeito Gil Paraibano (Progressistas).

Esticando a estadia

O deputado Aldo Gil (Progressistas) vai esticar sua licença e permanecerá na cidade de Picos, cuidando do projeto de reeleição de seu pai, o prefeito Gil Paraibano. Apesar de não fazer alarde, o parlamentar já está com o mapa das áreas em que vai atacar e das que irá se defender quase pronto. Ao que parece, o ex-vereador Antônio Afonso, o vereador Afonsinho e o empresário e político Júnior, começaram a chegar mais para perto para poderem ajudar o deputado na missão.