Início Destaque Panorama: Emedebistas de Picos voltam a beber água na mesma cabaça

Panorama: Emedebistas de Picos voltam a beber água na mesma cabaça

Por décadas, os então deputados Kleber Eulálio e Warton Santos dividiram o comando do partido em Picos, mas por algumas divergências partidárias, o grupo klebista passou a controlar o diretório municipal. Os membros ligados ao deputado Warton, tiveram, como o diria o apresentador de televisão Raul Gil, que “pegar seus banquinhos e saírem de mansinho”. 

Novos tempos

Mas os deputados Severo Eulálio e Pablo Santos, herdeiros políticos de Kleber e Warton, respectivamente, estão dispostos a reeditar a parceria e beberem água na mesma cabaça, mas Severo ficou com a corda da cabaça na mão. Na convenção municipal da legenda, realizada neste sábado (21), o deputado Severo foi reconduzido à presidência tendo Pablo como vice.

Harmonia total 

Além de ocupar a vice-presidência da sigla, Pablo Santos ainda emplacou integrantes do seu grupo no diretório. Pelo visto, as querelas no antigo Manda Brasa é coisa do passado. Segundo seguidores dos dois grupos, o clima é de total harmonia.

Nunca antes

Como diria o presidente Lula, “nunca antes na história desse país” a eleição para os conselhos tutelares, ocorrida no último dia 1º de outubro, foram tão comentadas. A votação não era obrigatória, por isso precisou de uma grande mobilização por parte dos candidatos e seus apoiadores para que o eleitor fosse à urna depositar seu voto.

Prévia

O pleito ocorreu de forma unificada em todo país. Na cidade de Picos e na maioria dos municípios da região, a eleição despertou grande interesse da classe política. Na visão de muitos políticos, a disputa foi uma espécie de partida preliminar do embate eleitoral do ano que vem.

Foram para dentro

Boa parte dos prefeitos, mesmo de forma discreta, cuidou diretamente para garantir êxito aos postulantes ligados a eles politicamente, e cada vereador tinha um candidato ou candidata para chamar de seu ou sua.  Resta saber se realmente essa movimentação foi capaz de aferir a popularidade dos pretensos candidatos a cargos eletivos na eleição municipal que se avizinha, e se haverá retorno eleitoral dos afilhados que concorreram à vaga no colegiado.

Esperando retorno

O cargo de conselheiro o tutelar desperta grande interesse de políticos. Está presente na fala de perto às famílias sobre o direito das crianças, inclusive proteção em caso de violações. Candidatos a conselheiros muitas vezes têm vínculos e apoio de políticos com mandatos, e retribuem o apoio atuando como cabos eleitorais nos pleitos para câmaras municipais e outros cargos. Isso quando os próprios conselheiros não se lançam candidato.

Confiante

O vereador Marcos Buriti (PTB) se mantém firme na ideia de disputar o Palácio Coelho Rodrigues em outubro do próximo ano. O parlamentar sinalizou estar disponível para conversar com os dirigentes dos partidos que ainda não se definiram sobre a possibilidade de ser o nome dessas legendas. Apesar de as candidaturas da chamada terceira via terem conseguido votações pífias nas últimas eleições no município picoense, ele afirmou que sua pré-candidatura vem de algum tempo e é o povo que irá torna-la competitiva. Buriti assegurou que irá surpreender os maiorais da política picoense nas urnas. Agora é aguardar para ver. 

Fazendo o trivial

O prefeito Gil paraibano (Progressistas) tem demonstrado tranquilidade em relação a eleição do próximo ano. Sem alarde, o gestor vem fazendo o trivial que o gestor que busca uma reeleição tem de fazer. Do seu jeito de fazer, Paraibano tem buscado estar mais próximo da sua base aliada buscado o tête-à-tête com algumas lideranças que estão ainda sem compromissos às margens do caminho da sucessão. 

Na fonte da experiência

O deputado licenciado e pré-candidato a prefeito de Picos, Pablo Santos (MDB), vem dando largas passadas no seu projeto para conquistar a preferência da maioria do eleitorado picoense na disputa pelo Palácio Coelho Rodrigues. O pré-candidato ficou bastante otimista coma as visitas que fez à várias lideranças emedebistas históricas, que mesmo aposentados da política, ainda detém uma certa influência devido terem muitos serviços prestados no município.  

Não saiu do páreo

O empresário Cacique continua com seu nome à disposição das oposições. O pré-candidato afirmou à coluna que está convicto de que seu nome tem viabilidade para enfrentar o prefeito Gil Paraibano. O homem afirmou que vem recebendo inúmeras manifestações de apoio que vão desde cidadãos comuns, até políticos e empresários. Ele afirmou que respeita os demais postulantes sobretudo dos grupos oposicionistas, mas irá seguir em frente e arriscar passar no funil do governador Rafael no ano que vem.  

Mais um  

Pois não é que surgiu mais um pré-candidato disposto a tentar tirar o prefeito Gil Paraibano do poder. E o postulante vem importado de outro município. O servidor público Edmundo Galvão (Psol) está transferindo seu domicilio eleitoral da cidade de Geminiano para Picos e assegurou que disputará o Palácio Coelho Rodrigues.

Expectativa em alta

O Partido dos Trabalhadores realizou no último sábado na cidade de Picos, o encontro regional de tática eleitoral. Conforme o presidente da legenda, João de Deus Sousa, o PT terá uma atenção especial na disputa nos municípios mais populosos, mas sem deixar de dar atenção aos menos povoados, onde os companheiros estiverem na disputa. Ainda segundo o petista, o partido tem como meta eleger ao menos 80 prefeitos e o maior número possível de vices e vereadores.

Olha a invasão

Durante o encontro, um petista daqueles considerados ranzinzas, se é que ainda existe filiados com esse comportamento no partido, soltou o verbo. O birrento pontuou que na eleição de 2020 os petistas eram considerados como leprosos devido à crise política que vivia a sigla em todo o pais, mas com as vitorias do presidente Lula e governador Rafael Fonteles, as raposas velhas estão invadindo o espaço e dando um pé no traseiro dos petistas históricos.

Tranquilo

Em Jacobina do Piauí, o prefeito Gederlânio Rodrigues de Oliveira, o GD, (MDB) que está em seu segundo mandato e conseguiu manter uma excelente aprovação da população do município, ainda não anunciou quem irá escolher para tentar lhe suceder no comando do município, mas segundo informações vindas das bandas de lá, independente de quem seja, será uma eleição tranquila para o grupo político liderado por GD.

Cuidado com o Araponga

Comenta-se nos bastidores da política da região que após um portal de notícias de Teresina ter publicado uma matéria contendo áudios de uma suposta negociação não republicana envolvendo o prefeito, um assessor e presidente da Câmara Municipal de um município da região de Picos, deixou vários políticos com as barbas de molho.

Se precavendo

Conforme os comentários, alguns deles já criaram até um protocolo para atender lideranças e eleitores. Será proibida a entrada dos visitantes portando telefone celular. Dizem que consta no regulamento ainda que negociações só serão feitas de forma presencial, e as mais complexas serão conduzidas em outra cidade e em local não divulgado.   

Ganhando forma

Em Paquetá do Piauí, a disputa para o ano que vem começa a ganhar forma. O prefeito Cleyton Barros (Progressistas) tentará sua reeleição com o apoio do deputado Thales Coelho e do senador Ciro Nogueira. O grupo governista acredita muito na força política que detém o deputado Thales e espera que o eleitorado tenha gratidão a atenção que deu o ex-ministro da Casa Civil ao município paquetaense.

Decidido

Já pelo lado da oposição, o ex-prefeito Cristiano Portela (MDB) tentará voltar a gerir os destinos do município, e para isso recebeu o apoio e garantia do governador Rafael Fonteles (PT), que sua candidatura será priorizada pelo menino de Lula. O ex-prefeito acredita no legado deixado pelos seus oito anos de mandato à frente do município. O governador pavimentou o caminho para Cristiano, convencendo o vereador Daniel Moura (PT), que pretendia colocar seu nome para a disputa que a pré-candidatura do ex-mandatário é mais viável.