O último quadrimestre do ano conhecido como Br-o-bró, é a época mais quente, caracterizado pela junção das últimas sílabas dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro.
O que chama atenção além do calor que varia de 32 a 41 graus neste ano é alguns fenômenos da natureza.
Em Bocaina, a 332 km de Teresina, uma ventania destruiu parte do estabelecimento comercial na tarde desta terça-feira, 16. No mesmo período do ano passado, em novembro, uma ventania também causou estragos em um parque de vaquejada na zona rural do município.
O climatologista, Werton Costa, que é diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria da Defesa Civil do Piauí, explica que o excesso de calor pode gerar fenômenos temporais localizados como vendavais e redemoinhos grandes.
A característica é muito forte no mês de outubro que é considerado o mês pico do calor.
“Esse execsso de calor faz com que as correntes de ar se movimentem muito rápido, principamente a corrente de ar vertical que é aquela de que vem de cima para baixo. Essa corrente forma os jatos descendentes capazes de provocar danos como vendavais”, concluiu.
A incidência de raios foi outro fenômeno que deixou estragos no ano passado em cidades da região como Francisco Santos e Campo Grande do Piauí no mesmo período do Br-o-bró.