Milhares de picoenses foram às urnas neste domingo (01) para o exercício democrático de escolher os cinco conselheiros tutelares que atuarão no município nos próximos quatro anos. A eleição unificada ocorreu em todo o país, e no município foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal da Assistência Social e em parceria com o Ministério Público do Estado do Piauí (MP/PI) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PI).
O processo de escolha contou com 20 urnas eletrônicas distribuídas em dois locais de votação. Os portões foram fechados às 17h. O processo contou com a participação de 5.168 eleitores. Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Viânica Alencar, a eleição ocorreu em clima de tranquilidade. “O processo de escolha transcorreu na mais perfeita tranquilidade, a gente sabe que em todo processo eleitoral existem alguns problemas, mas nada que não fosse solucionado pela comissão. Foi um dia muito produtivo, com pequenas intercorrências, mas nada que impedisse que o processo ocorresse tranquilamente” afirmou a gestora.
A apuração foi feita pela comissão no plenário da Câmara Municipal e foi acompanhado pelos candidatos e seus apoiadores.
Conheça os novos conselheiros tutelares:
1° Jenilson Antônio de Oliveira, reeleito 1.173 votos
2° Valtânia Maria de Moura, reeleito 872 votos
3° Erisléia Maria de Sousa, foi a única novata entre os eleitos, com 859
4° José Ricardo Veloso, reeleito com 705 votos,
5° Josivaldo Lavor Ferreira de Lima, também reeleito, que obteve 668 votos