Nesta segunda-feira (18), o vereador e presidente da Câmara Municipal de Picos, Eriberto Barros (Progressista), falou sobre a aprovação do aumento no número de parlamentares na câmara municipal. Os números do censo do IBGE de 2022 apontaram 83.090 habitantes na cidade de Picos, um resultado que impactará no número de vereadores que município terá nas próximas eleições.
A possibilidade de acréscimo no número de cadeiras na casa, fez com que fosse enviada e aprovada a proposta de mudança, alterando a redação do Art. 54, da Lei Orgânica Municipal, que aumenta de 15 para 17 vagas de vereadores no município de Picos. A votação ocorreu em sessão solene da Câmara de Vereadores de Picos, no dia 03 de agosto de 2023.
Atualmente são 15 membros, mas a aprovação resultou no acréscimo de mais duas cadeiras, totalizando 17 vereadores. O presidente afirma que esse aumento não irá ocasionar custos adicionais ao município, pois a câmara recebe o repasse de acordo com a porcentagem da arrecadação.
“É preciso salientar que o aumento no número de cadeiras de vereadores não ocasiona nenhum custo a mais para o povo picoense, afinal a Câmera Municipal recebe seu repasse em porcentagem da arrecadação municipal, então tanto faz se aqui ficassem 15 ou se aumentar 17 vereadores, o gasto público da câmara é o mesmo”, explica.
A decisão já foi oficializada junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Para o vereador, essa é uma oportunidade de dar mais ouvido ao povo, e mais voz para aos parlamentares dentro da câmara, e também, com essa sentença, a população terá mais opções de escolhas para seus representantes.