As sessões da Câmara Municipal de Picos têm sido motivo de “vergonha alheia” por conta das discussões que têm ocorrido durante a fala de alguns vereadores no decorrer do uso da tribuna. Alguns parlamentares, sem pudor algum, têm usado seu tempo de fala para trocar ofensas com colegas de parlamento.
A falta de ética e compromisso com o cargo exercido é tão grande, que o momento em que ocorre a sessão ordinária, vereadores estão atacando colegas com ofensas pessoais.
Importante lembrar que as sessões são acompanhadas por uma emissora de rádio e ainda pelo canal no You Tube da Câmara Municipal. E isso faz com que a população de Picos tenha acesso ao conteúdo vergonhoso oferecido ao público.
No próximo ano, já ocorrem as eleições municipais, diante disso, fica o alerta aos votantes, para que eles analisem se vale à pena reeleger quem usa seus minutos de fala, dispostos na sessão semanal – isso mesmo, é importante frisar também que os vereadores só precisam ir uma vez na semana para as sessões – para ofender e atacar, e não para apresentar projetos de relevância para a cidade de Picos.
A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Picos precisa ser mais atuante no quesito de cobrar dos componentes da casa, maior responsabilidade com os trabalhos. O tempo dado aos mesmos e a confiança dos eleitores em elegê-los, não podem ser desrespeitados e tratados com tamanho desdenho pelos vereadores que ocupam assento na casa das leis do terceiro maior município do Piauí.
Seu voto
Você, eleitor, sabe quais projetos o seu candidato já apresentou ao longo do mandato? Você tem acompanhado seus discursos e postura durante as sessões semanais? Vale a pena manter o mesmo por mais quatro anos representando o povo?
Mais duas vagas
A Câmara Municipal de Picos hoje dispõe de 15 cadeiras, e por ter mais de 80 mil habitantes – apontados no último senso – a partir de 2024, disponibilizará 17 assentos. Essas vagas a serem ocupadas, devem ser minuciosamente analisadas pelos eleitores, pois um vereador tem um importante papel no município, que é propor, discutir e aprovar as leis a serem aplicadas no município. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais. Além de disporem de um bom salário mensal para estarem sentados em uma cadeira, uma vez por semana.